Corretor Online

CBLog

4 fatores para considerar na hora de comprar terreno

4 fatores para considerar na hora de comprar terreno

22-06-2016 – Investimento

 

Se você já ouviu falar das vantagens de comprar terreno e fazer seu dinheiro render com esse tipo de investimento, este texto foi feito especialmente para você dar os próximos passos em busca desse sonho. Dentre as vantagens de investir em lote estão o baixo custo de manutenção, a garantia de que ele não desvalorizará e o fato de que a tradição de possuir um pedaço de terra ainda é forte entre os brasileiros. Mas a escolha do terreno deve ser feita atentamente para evitar prejuízos e dores de cabeça. Veja quais medidas tomar para se precaver e conquistar o lote perfeito!

 

1 – Localização:

Na hora de comprar terreno busque locais próximos à capital, com potencial de valorização, moradia e desenvolvimento. A valorização do seu lote é intimamente ligada ao crescimento do entorno. Identifique também se o serviço de transporte público atende bem à região e se o acesso é facilitado.

 

2 – Credibilidade da Empresa:

Antes de fechar qualquer negócio verifique a credibilidade e a solidez da empreendedora do terreno. Busque negócios anteriores, visite-os e peça referências a clientes antigos. Certifique-se de estar lidando com uma empresa idônea que cumprirá os prazos e realizará o serviço com qualidade. Você também pode consultar o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para obter informações sobre a empresa.

 

3 – Infraestrutura

Todos os loteamentos devem possuir infraestrutura básica de acordo com a legislação. Dentro dessa classificação, entende-se: equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, redes de esgoto sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica pública e domiciliar e as vias de circulação pavimentadas ou não. Jamais compre um lote sem visitá-lo antes e sem conferir de perto suas condições. Vendo de perto você poderá evitar comprar terreno em brejos, morros, áreas protegidas ou aterradas.

 

4 – Regularidade

Gostou do terreno? Antes de qualquer passo em relação ao pagamento, confira com a Prefeitura se o loteamento está devidamente aprovado, se não está localizado em área de manancial ou de proteção ambiental e se não há qualquer restrição para construção. Depois confira no Registro de Imóveis se o loteamento está registrado de acordo com a aprovação da Prefeitura, assim como as licenças e a aprovação do projeto. Uma dica é requisitar certidão de propriedade e negativa de ônus e alienações para se certificar de que o proprietário que consta no Cartório é o mesmo que está vendendo o lote. Em todo caso, olhe com atenção a documentação do terreno, caso ele seja irregular a documentação denunciará.

 

Tomando esses cuidados ao comprar terrenos, as opções de retorno se multiplicam e só melhoram com o tempo. Aguardando a valorização do local você consegue vender algum tempo depois por valores bem melhores do que os de compra. Também há a opção de construir um imóvel e ganhar com sua locação. De qualquer maneira, sempre haverá chance de bons projetos e ótimo retorno financeiro.

INVESTIR-EM-LOTES-NUNCA-FOI-TAO-FACIL

Leia Também

Aluguel Nunca Mais: 5 Dicas do Especialista!

Aluguel Nunca Mais: 5 Dicas do Especialista!

Em todo final de ano, a maioria das pessoas fazem metas para serem alcançadas no novo ano que se aproxima. Cremos que o ano de […]

Leia Agora
Qual seu perfil para realizar o sonho da casa própria?

Qual seu perfil para realizar o sonho da casa própria?

Todo mundo sonha em ter a casa própria, um cantinho só seu, com a sua cara. Ao mesmo tempo esse sonho demanda verba, planejamento e […]

Leia Agora
A importância da casa própria para um autônomo

A importância da casa própria para um autônomo

Todo trabalhador formal sonha em ter a casa própria. Imagina quem é autônomo! Esse profissional, não trabalha de carteira assinada, nem sempre tem uma renda […]

Leia Agora