CBL Loteamento

Corretor Online

CBLog

Ampliar a casa: o que você pode e o que não pode fazer

Ampliar a casa: o que você pode e o que não pode fazer

A família cresceu e o espaço ficou pequeno para acomodar os novos habitantes do seu lar? Inevitavelmente, nessa situação você terá que ampliar a sua casa, mas, nessa hora, surgem muitas dúvidas: o que se pode e o que não se deve fazer em uma reforma para aumentar o tamanho de uma residência?

Afinal de contas, uma ampliação vai alterar a estrutura da sua casa e isso pode ter influência direta na segurança e integridade física dos moradores. Além disso, a ampliação deve ser usada a favor de valorizar o imóvel, nunca de diminuir seu valor.

A primeira coisa a fazer, é claro, é procurar um bom profissional da área da arquitetura e/ou engenharia. Na conversa com esse profissional, é muito conveniente que você apresente o projeto arquitetônico e estrutural inicial da sua atual residência.

Isso é importante para facilitar a vida do seu arquiteto ou engenheiro, fornecendo a ele as informações sobre a fundação, entrepisos e estrutura da edificação.

Jamais adicione um pavimento à sua casa sem uma análise profunda da capacidade das colunas e demais estruturas de suportar a nova carga. Negligenciar esse ponto pode ocasionar danos estruturais perigosos e até mesmo a ruptura da estrutura.

Muita atenção às instalações elétricas e hidráulicas. Uma casa com novos cômodos precisa também ser uma casa com novas instalações, para que as que já existem não sejam sobrecarregadas.

Consulte às autoridades e órgãos da construção civil. É muito importante ter a chancela desses representantes, o que garante a segurança da construção e também da habitação dos futuros cômodos.

Por último, mas não menos importante, respeite o estilo de construção do que já existe na sua casa. Manter uma uniformidade na fachada e no conceito geral da casa certamente vai valorizá-la, enquanto realizar a intervenção sem observar essa condicionante vai dar a impressão de que são duas – ou mais! – casas em uma só, o que vai dificultar hipotéticas vendas no futuro.

Leia Também

Faça você mesmo: guia para economizar nos detalhes da casa nova

Faça você mesmo: guia para economizar nos detalhes da casa nova

  Quando o primeiro passo do nosso sonho de ter a casa própria vai para o papel, a gente sabe: já bate aquela vontade de […]

Leia Agora
Os cuidados ao adquirir um terreno foreiro

Os cuidados ao adquirir um terreno foreiro

Você já deve ter ouvido nos “terrenos de marinha”, muito comuns em áreas litorâneas do Espírito Santo. Eles são um exemplo de terreno ou imóveis […]

Leia Agora
Cinco materiais para economizar na sua obra

Cinco materiais para economizar na sua obra

Economizar durante a execução de uma obra não é apenas uma vontade, é uma necessidade para muitos que se aventuram a construir ou reformar. E […]

Leia Agora