• Blog
  • 2020 vem aí. Será que é hora de sair do aluguel?

2020 vem aí. Será que é hora de sair do aluguel?

2020 vem aí. Será que é hora de sair do aluguel?

2020 vem aí. Será que é hora de sair do aluguel?

Como saber se é hora certa de comprar um imóvel? Para dar uma forcinha nesta questão, listamos a seguir cinco situações em que vale a pena incluir o item “sair do aluguel” no seu radar. Faça uma avaliação real e veja se chegou a hora!

Conquistar um lar para chamar de seu é a meta da maioria dos brasileiros. Mesmo que alguns especialistas em finanças defendam que morar de aluguel é um bom negócio, há questões pessoais que devem ser levadas em consideração, e nada melhor que a proximidade do ano novo para colocar alguns desses temas na balança. Afinal, na virada é quando geralmente nos debruçamos sobre planos de voo e novos projetos.

Mas como saber se é hora certa de investir num imóvel? Para dar uma forcinha nesta questão, listamos a seguir cinco situações em que vale a pena incluir o item “sair do aluguel” no seu radar. Faça uma avaliação real e veja se chegou a hora! 

1. Se você quer investir o 13º e o FGTS em um bem durável 

A possibilidade de usar o FGTS é mais uma das vantagens de comprar um imóvel. No final do ano, a chegada do 13º também dá uma forcinha. Para quem ganha participação nos resultados, então, melhor ainda. Enquanto os rendimentos do FGTS ficam em torno de 3% ao ano, a valorização dos imóveis costuma alcançar os 5% no mesmo período. Pode até parecer pouco, mas 2% fazem uma enorme diferença ao longo do tempo.

2. Se você quer ampliar sua estabilidade patrimonial

Ter um imóvel nos dá estabilidade patrimonial e ajuda até mesmo em outros negócios e investimentos – em empréstimos bancários, por exemplo. Imóveis são bens duráveis e, por isso, funcionam como garantia e trazem estabilidade.

3. Se você quer aproveitar a valorização de áreas em ascensão

No médio e longo prazos, imóveis podem valorizar, dependendo principalmente do crescimento da infraestrutura do bairro onde estiverem localizados. Por isso, antes de comprar uma casa ou um lote, lembre-se que calçamento, tratamento de esgoto, acesso a transporte público, parques, praças, comércios e shoppings no entorno contribuem para valorizar o seu imóvel.

4. Se você quer liberdade para decorar e reformar 

Na sua casa, você trocar portas, janelas e paredes de lugar, escolher revestimentos e a cor de cada cantinho, por exemplo, do seu jeito, afinal, o dono do imóvel é você. Quando moramos num lugar alugado, temos de pedir autorização ao proprietário ou à imobiliária até para ajustes simples. E quem mora de aluguel sabe: às vezes um simples buraco na parede para pendurar um quadro pode se transformar em dor de cabeça.

5. Se você quer ter uma futura fonte de renda

Imóveis são patrimônios duráveis e valorizados, que têm ainda a possibilidade de gerar uma renda extra quando alugados. Regiões mais desenvolvidas e valorizadas costumam ter preços acima das outras, então é provável que eles se mantenham mais estáveis ao longo dos anos. Ou seja, a valorização em bairros com mais chances de expansão tende a ser maior do que a valorização de bairros mais tradicionais. 

Então, a sua meta é sair do aluguel em 2020? Se for o caso, adquirir um lote e construir sua casa aos poucos pode ser uma ótima solução para chegar à tão sonhada casa nova investindo suaves prestações. Clique aqui e nós te contamos como. 

 

 

Tags:, , ,

Deixe um comentário