• Blog
  • 3 dicas para investir com segurança

3 dicas para investir com segurança

3 dicas para investir com segurança

3 dicas para investir com segurança

Ao pensar em ganhar mais dinheiro qual a maneira mais eficaz que passa pela sua cabeça? A maioria das pessoas acredita que só pode multiplicar seu patrimônio através do trabalho. Poucas pessoas pensam realmente em investir, muitas vezes por falta de conhecimento e segurança sobre o assunto. Mas afinal, o que significa apostar em investimentos? É literalmente colocar seu dinheiro para trabalhar para você, uma forma diferente de fazer render o que você já tem. Confira algumas dicas de como investir com segurança:

1 – Identifique seu perfil de investidor

O primeiro passo para começar a investir é determinar o seu perfil de investidor para traçar a melhor estratégia. Definir o investimento mais acertado dependerá da sua personalidade e necessidade. É essencial identificar quais os ativos financeiros mais adequados a sua tolerância a riscos. Portanto, faça uma autoanálise da sua situação: você pode se dar ao luxo de ser mais agressivo ou prefere preservar seus investimentos com mais segurança? É importante determinar aqui o prazo de retorno que você necessita. Quanto mais curto o tempo, mais conservador você deve ser. Também leve em conta seu interesse por esse tipo de assunto. Quanto mais informado você for, menor será a chance de se frustrar. O que nos leva ao próximo tópico!

2 – Estude sobre investimentos

Antes de investir seu dinheiro, invista em conhecimento. Busque conteúdo em blogs e sites especializados, mas não pare por aí. Os livros são a fonte mais completa e consistente para aprender, por isso, vá até uma livraria e peça ajuda para encontrar a área de finanças. Agora, divirta-se!

3 – Perca o medo dos investimentos

Com a valorização da poupança abaixo do valor da inflação praticada atualmente no cenário económico, o investidor que aposta nas cadernetas acaba perdendo poder de compra. Mas agora depois de ter lido e estudado sobre o assunto você está pronto para apostar em outros investimentos com baixo risco e boa rentabilidade, certo? As principais opções para renda fixa além da poupança são os Certificados de Depósitos Bancários (CDB), títulos públicos e as Letras de Crédito – LCIs e LCAs , já para renda variável são as ações e fundos de índice, os ETFs. Outra opção segura e com baixo risco dentro dos investimentos de renda variável são os imóveis. Porém, seus riscos de uma maneira geral são bem menores se comparados aos outros investimentos variáveis.

Agora que você já traçou seu perfil de investidor, está fera nos conhecimentos da área e definiu sua estratégia para multiplicar seu dinheiro é hora de procurar o profissional mais indicado para ajudar na sua escolha e começar a ver as vantagens de investir bem e com segurança!

Banners-Blog-101-dicas

Deixe um comentário