• Blog
  • 3 dicas para lidar com a mão de obra na construção da sua casa

3 dicas para lidar com a mão de obra na construção da sua casa

3 dicas para lidar com a mão de obra na construção da sua casa

3 dicas para lidar com a mão de obra na construção da sua casa

Para o sonho da casa própria se tornar realidade é preciso passar por algumas etapas que se conduzidas de maneira errada podem se transformar em dor de cabeça. Uma delas é a contratação da mão de obra, que pode gerar grande desconforto para quem está construindo se os profissionais não forem qualificados ou empenhados com o projeto. Para que esse sonho seja sucesso total listamos algumas precauções para se tomar e garantir que o contratado seja seu parceiro nessa empreitada. Confira!

1 – “Boca a boca”

Nesse caso a busca por referências de mão de obra é feita de maneira bem informal. Não tenha constrangimento de buscar pessoas com quem o pedreiro trabalhou anteriormente e de pedir detalhes sobre sua experiência, qualidade do serviço, honestidade e pontualidade. Peça referências e indicações de amigos, vizinhos e conhecidos, essas são as pessoas mais confiáveis para buscar ajuda. Caso seja necessário, busque também por construções feitas pelo profissional e analise os detalhes do projeto, especialmente se você possui uma demanda complexa ou específica. Pesquise bastante entre vários pedreiros e peça orçamentos. Os preços podem variar bastante, mas desconfie sempre de valores muito abaixo do praticado. É como dizem: o barato pode sair caro.

2 – Pagar por dia ou por serviço?

As formas de pagamento podem ser diversas nesse caso. Mas qual a mais segura? As mais praticadas são por diária ou por empreitada. A modalidade de pagar por dia é perigosa caso não se conheça muito bem o pedreiro, pois há a possibilidade dele agir de má fé e enrolar o serviço para receber por mais dias. Por isso, essa opção é mais indicada nos casos em que o profissional já tenha trabalhado com você em outro projeto anterior e haja total confiança. Outra possibilidade é fechar um valor fixo por todo o serviço. Essa opção é interessante, pois também será do interesse do pedreiro terminar o projeto dentro do prazo. Assim, por mais que o valor final seja mais alto, você terá a segurança de saber exatamente o quanto vai pagar.

3 – Contrato
Quer garantias? Assine um contrato! Um acordo feito informalmente não te dá a segurança de ter exatamente o que você pediu e também não te protege legalmente, caso seja necessário. O documento precisa especificar detalhadamente o serviço que deverá ser prestado, os valores, assim como a forma de pagamento (que vimos acima), os prazos a serem cumpridos por ambas as partes e as condições de trabalho. Deverá conter também qualquer especificidade que o projeto precisar. Há modelos de contratos prontos na internet simples de serem adaptados a cada necessidade, mas o ideal ainda é procurar um advogado que possa formalizar o processo e te resguardar em qualquer situação que possa surgir.

Passando por essas três etapas é possível garantir a melhor mão de obra para a sua construção e deixar a casa com o seu jeito.

Deixe um comentário