• Blog
  • 5 dicas para criar a sua horta no jardim ou no quintal

5 dicas para criar a sua horta no jardim ou no quintal

5 dicas para criar a sua horta no jardim ou no quintal

5 dicas para criar a sua horta no jardim ou no quintal

Saiba como fazer uma horta no chão, seja no jardim ou no quintal, com as ideias especiais da CBL.

Ter uma horta em casa agrega tanto em qualidade de vida, como dá um charme a mais ao quintal. Fora a delícia que é consumir um alimento orgânico, fresco e produzido por você! Mas o que é necessário para ter uma horta? Antes de tudo, um bom espaço e vontade. Depois, é só começar com calma e pouco a pouco. Confira as dicas que separamos para criar a sua horta.

1ª dica: escolha onde vai plantar

Opte por um lugar que receba bastante luz solar, mais ou menos durante 6 horas por dia. Melhor ainda se for protegido contra o vento e de fácil acesso. 

Se você escolher por plantar diretamente no solo, pense na organização dos canteiros antes de começar. O uso de pneus, tijolos, blocos ou algum outro material que você conseguir aproveitar, ajuda tanto a delimitar, como a combater a erosão. Ah, não se esqueça de deixar espaços para a circulação, afinal, você vai precisar caminhar entre as plantinhas. 

2ª dica: prepare o solo

Essa é a hora de caprichar no cuidado, pois é através do solo que a planta vai receber os nutrientes. A terra deve ser fértil e fofa, assim, vai ter espaço tanto para o crescimento da plantinha, como para sua nutrição. Outro ponto é a irrigação. Nesse quesito, atenção, o solo deve ficar sempre úmido, mas nunca encharcado para que não haja a proliferação desagradável de bactérias ou fungos.

Leia também: As vantagens de ter uma horta em casa

3ª dica: escolha das plantas

Essa é uma parte deliciosa e que pode envolver toda a família, afinal, todo mundo vai comer o que vai ser plantado! A dica é escolher seguindo critérios práticos como:

– O que vocês gostam de comer

– O que é fácil de plantar

– O que se adapta ao seu local (quantidade de sol, espaço disponível, e outros fatores) 

Se estiver na dúvida, comece pelas mais fáceis como: manjericão, cenoura, alface, hortelã, couve, salsa, cebolinha e alho. 

Leia também: 6 vantagens de morar em casa

4ª dica: plante um pouco de cada vez

Quando for plantar, faça um pouco a cada dia ou até a cada semana. Essa é a melhor forma de garantir hortaliças frescas sempre. Afinal, se você plantar tudo de uma vez, todas irão nascer juntas – correndo o risco de estragar, caso você não consuma tudo logo. 

Leia também: Dicas de Economia: leve marmita para o trabalho e economize R$7 mil por ano!

5ª dica: ferramentas úteis

Montamos uma listinha bem básica para que você coloque as mãos na terra e esteja bem preparado, caso contrário as suas tarefas serão bastante dificultadas. Confira:

– Enxada grande e/ou pequena para cavar;

– Pá larga para mexer em um volume maior de terra;

– Pá de plantar ou uma colher grande que você não use mais;

– Tesoura de poda;

– Faca de colheita ou uma faca de casa mesmo;

– Regador de jato fino para regar bem suave como se fosse uma chuva;

– Cestinha ou alguma vasilha para fazer a colheita; 

– Balde;

– Carrinho de mão (para o caso de uma horta grande);

– Adubo orgânico.

Dica extra: manutenção do solo

Depois de montar a sua horta, é preciso cuidado não só com as plantas, como também com a terra. Para fazer uma manutenção bacana, aproveite o seu lixo orgânico: cascas de ovos, borra de café, cascas de frutas/legumes e até restos de peixes e saquinhos de chá!

Próximo passo: garantir um lote com espaço para a sua horta

Já pensou em morar em uma casa com um quintal bem grande? Vai dar para fazer uma horta super caprichada e ter sempre hortaliças frescas pra comer! A CBL é especialista em lotes grandes, perfeitos para você! Conheça todas as opções de terrenos a venda no Espírito Santo no site, clique aqui

Se quiser pesquisar um pouco mais antes, clique aqui e conheça quais os documentos necessários para comprar um terreno

 

Tags:, , , , ,

Comentários (2)

  • Maria Aparecida Simon

    |

    Amo mexer com a terra
    Plantar, cuidar, ver nascer, crescer, colher aquilo que plantei sabendo que é saudável que estou dando pra minha família comer uma coisa de qualidade, sem agrotóxicos

    Reply

    • Marina Buzz Me

      |

      Que legal, Maria Aparecida! Estar com saúde, com a imunidade forte, nunca foi tão importante!

      Reply

Deixe um comentário