• Blog
  • 5 dicas para montar uma horta e os benefícios dessa prática

5 dicas para montar uma horta e os benefícios dessa prática

5 dicas para montar uma horta e os benefícios dessa prática

5 dicas para montar uma horta e os benefícios dessa prática

Repensar as cidades trazendo soluções sustentáveis para o meio ambiente e prevenir o impacto do homem na natureza é um desafio ao planejar urbanamente novos espaços. Por isso, somos fãs de iniciativas que envolvam ainda mais a vida da família em torno da preservação ambiental, como cultivar a sua própria horta.

Ao decidir plantar uma horta você pode optar por produzir diferentes tipos de produtos agrícolas vegetais, como legumes, frutas, tubérculos e cereais. Quanto mais abrangente for sua produção, mais diversificada será sua alimentação e a ingestão de nutrientes. Mas essa é apenas uma das grandes vantagens de ter a sua própria horta em casa, veja outros motivos para começar já a plantar e siga algumas dicas simples:

1 – Escolha do local
A maioria das hortículas precisam de algumas horas de sol (de 5 a 6 horas por dia), o nascente e poente são as melhores horas para as plantinhas, por isso, escolha lugares onde elas possam ter essa exposição.
Se o seu espaço for favorecido pelo sol, você pode plantar quase tudo, principalmente opções como cenoura, alface, cebolinho, cebolas, alhos e tomate. Existe também as mudas que não precisam necessariamente da luz para crescer, como rabanetes, algumas couves, manjericão e rúcula.

2 – Espaço
Não é necessário um lugar muito grande, tudo vai depender da quantidade de mudas que você deseja cultivar. Para facilitar a organização e o cuidado, delimite o espaço da horta com madeira, pedras, tijolos, etc.

3 – Preparação do solo
As pequenas hortas precisam de bastante matérias orgânicas devido a sua característica própria de ter um crescimento muito rápido, acrescente pelo menos duas vezes por ano a mistura de de húmus de minhoca/matéria orgânica, areia, e composto de plantação.
As lojas especializadas oferecem opções desse material pronto que já é fertilizado, poupam trabalho e maior segurança para o crescimento das plantas.

4 – Regagem 
Se sua horta for maior que 6 metros, você precisará de um sistema de rega gota a gota que facilita nos dias de calor cujo as plantas devem ser regadas até duas vezes por dia. Mas, se sua horta for pequena, você poderá molhá-la com uma mangueira, lembre-se de não esquecer nenhuma parte da hortícola.

5 – Drenagem 
Se for uma horta caseira, certifique-se de usar vasos com boa drenagem, o mau uso deles podem causar problemas fatais para as mudas, como o apodrecimento da raiz.

Uma horta em casa não tem um preço elevado e você poderá complementar a sua lista de compras. Além dos benefícios de comer seus próprios vegetais livres de agrotóxicos e reduzir significativamente o consumo de sal na alimentação.

Se você e seus filhos têm pouco contato com a natureza na cidade grande, essa será uma ótima saída para ter acesso a uma experiência prática na produção de alimentos e na gestão de recursos naturais. Consequentemente sua família se tornará mais consciente sobre o meio ambiente e respeitará mais a força a natureza.

Essas são apenas as dicas principais para você montar sua horta caseira e as vantagens dessa prática são mais do que um incentivo para começar logo! Cultivar a própria horta é praticar uma nova maneira de se relacionar com a natureza e com a sua alimentação.

Deixe um comentário