Quem já está acostumado a curtir as praias mais conhecidas de Vitória e Vila-Velha pode se surpreender com as surpresas que o belo litoral da Serra oferece.
São 23 quilômetros de litoral, divididos em cinco balneários para todos os gostos: tem desde águas calmas e cristalinas até mares agitados perfeitos para a prática do surf. A maioria dessa extensão é formada por vilas de pescadores que se adaptaram ao turismo para oferecer o melhor aos visitantes, como a típica culinária capixaba que encanta com sua famosa moqueca, peroá e tilápia. Conheça melhor essa cidade que reúne tantas belezas naturais:
1 – Bicanga
Foto: Flora Scheppa
Por lá a cara de vila de pescador ainda é muito forte, garantindo um charme bucólico à praia. Suas águas são claras e quentinhas com vastas sombras formadas pelas amendoeiras. É localizada perto do rio de mesmo nome a 25 Km do centro da cidade. Tem grande importância ecológica por abrigar um berçário de guaiamuns e cultural com a puxada de rede, atraindo os visitantes.
2 – Carapebus
O balneário está inserido dentro de uma área de proteção ambiental, onde também se localiza a bela Lagoa de Carapebus que é separada da praia apenas uma faixa de areia dourada. A enseada possui águas de um verde translúcido e ondas entre 0,5m e 2 metros que atraem muitos surfistas para o local. Mas quem prefere a tranquilidade de águas calmas também consegue curtir Carapebus nos pequenos braços de água doce se alongam por entre as areias formando piscinas que as crianças aproveitam! É também uma importante área de preservação do Projeto Tamar sendo local de desova de tartarugas marinhas.
3 – Jacaraípe
É o nome mais conhecido do litoral serrano e também o trecho com mais estrutura. São 6km com bastante agitação turística durante o dia nas praias e à noite com programação cultural local. Além disso, o surfe ainda atrai muitos apaixonados pelo esporte que vêm conferir um dos melhores pontos para a sua prática no Estado. Em suas águas são promovidos durante todo o ano campeonatos de surfe, windsurfe e bodyboard, revelando talentos para todo o Brasil. Por lá estão a Lagoa do Juara (ou Juá) e a Casa de Pedra, importantes pontos turísticos da cidade e passeios bacanas para quem vai de visita!
4 – Manguinhos
Além da beleza bucólica que chama a atenção, o balneário é point dos turistas que vêm em busca de provar da melhor culinária capixaba. O ar de vila de pescadores está crescendo a cada dia na programação cultural do Estado, com o evento gastronômico Manguinhos Gourmet, o musical Manguinhos Jazz & Blues Festival que ocorre sempre no feriado da Páscoa e os famosos bloquinhos de Carnaval, como o tradicional Banho de Mar à Fantasia, que atrai foliões de outros municípios.
5 – Nova Almeida
Foto: Tchesco Marcondes
Com águas rasas, quentes, em meio à falésias e piscinas naturais que se formam na maré baixa, Nova Almeida é um deleite de paisagem e um ambiente perfeito para a prática de esportes radicais, como o parapente. É onde também se localiza uma joia histórica do Espírito Santo e o ponto turístico mais visitado da Serra: a Igreja e Residência Reis Magos. A construção, fundada pelos jesuítas em 1580, fica no alto de uma colina formando uma paisagem digna de cartão postal. Lá de cima é possível ver a foz do rio Reis Magos, o manguezal e parte da orla.
Como vimos a cidade de Serra não é apenas um dos maiores polos de negócios do país. O município movimenta o turismo e atrai pela sua qualidade de vida perto de praias incríveis que deixam a rotina em família ainda melhor com entretenimento e tranquilidade. Invista na Serra com a ajuda da CBL, empresa de desenvolvimento urbano que desenvolveu o melhor espaço para se morar na cidade: