• Blog
  • 5 riscos mais comuns na hora de escolher um lote

5 riscos mais comuns na hora de escolher um lote

5 riscos mais comuns na hora de escolher um lote

5 riscos mais comuns na hora de escolher um lote

Você está em busca de um lote, mas, por algum motivo, não se sente seguro ainda? Confira as dicas para fugir dos problemas mais comuns na hora de comprar um terreno.

❌Risco 1: não verificar a matrícula individual

Preste bem atenção: só essa dica já evita a maioria dos riscos envolvidos na compra de um lote. Peça para ver os documentos originais da matrícula do imóvel com certidão de ônus no Cartório de Registro. Faça você mesmo uma cópia desses documentos – o cartório vai te cobrar uma taxa pequena, mas vale a pena pela segurança que isso te dá. Por esse documento você vai verificar se o terreno não é fruto de uma ocupação irregular, se quem vende é o proprietário e também se o imóvel pode realmente ser vendido. Mas atenção, não confunda escritura com matrícula, combinado? O que vale é o que está na matrícula. 

❌Risco 2: não verificar sobre o corretor

Qualquer pessoa pode se passar por um corretor imobiliário – e você pode ser enganado. Um corretor sério tem registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis. Pegue o número do CRECI do profissional – que já costuma ter no cartãozinho que ele te deu – e pesquise no site do Conselho (já colocamos o link direto para facilitar pra você). 

❌Risco 3: comprar o imóvel sozinho, sem a participação da família

A participação da sua família é fundamental para te dar confiança de que está tomando a decisão certa. São eles – assim como os amigos e parentes próximos – que também podem te alertar sobre algum problema que viram e que você, tomado pela emoção de realizar um sonho, não havia cogitado. Ou seja, além de estarem sempre com você quando você mais precisa, família e amigos também são bons fiscais para te livrar de furadas. 

❌Risco 4: desvalorização imobiliária 

Visite o lugar onde vai comprar o seu lote, veja de perto a infraestrutura dele, como são as ruas e como vai ficar a demarcação. No caso de um bairro novo, veja o planejamento do bairro. Analise também se a região tem potencial de crescimento, seja da vizinhança, do comércio e também a qualidade das construções ao redor. Esses, entre outros fatores, influenciam diretamente em eliminar o risco de desvalorização imobiliária e queda no valor do terreno.

❌Risco 5: assinar o contrato sem ler ou entender

Peça uma cópia do contrato, leve para casa, leia com calma. Tire suas dúvidas seja com o corretor, seja com amigos que entendam do assunto. Peça e pergunte mesmo, não tenha vergonha. Mas, por favor, NUNCA assine nada sem ler e estar ciente de cada linha. É melhor gastar um tempo a mais nessa etapa do que ter que resolver problemas gerados a partir da assinatura de um péssimo contrato. 

Grande parte das pessoas não toma esses cuidados tão básicos e, assim, assumem um risco alto na aquisição de um terreno. 

Dica extra: fuja de todos esses riscos ao comprar de uma empresa com mais de 10 anos de mercado e 6.000 lotes vendidos, a Companhia Brasileira de Loteamentos (CBL). Garantimos a você toda a assistência e qualidade – a mesma que entregamos a mais de 4.000 clientes. Solicite seu orçamento hoje mesmo.

 

Tags:, , ,

Deixe um comentário