• Blog
  • 6 dicas de como escolher um lote

6 dicas de como escolher um lote

6 dicas de como escolher um lote

6 dicas de como escolher um lote

Confira as melhores dicas de como escolher um bom lote para comprar. Entenda o que é importante avaliar no hora de comprar um terreno no Espírito Santo.

Você está decidido(a) a construir a casa dos seus sonhos, mas se depara com o primeiro desafio: como escolher um lote? Aliás, mais do que isso, como escolher um BOM lote, que esteja de acordo com o que você precisa, que proporcione tudo o que sua família almeja. Para ajudar na sua escolha de como escolher um lote, separamos as melhores dicas para que sua decisão sobre qual terreno comprar no Espírito Santo seja feita de forma segura e tranquila. Confira as dicas!

1. O que você quer construir?

Se você não sabe como escolher um lote, o primeiro passo é saber o que você quer construir nele. Para construir uma casa, por exemplo, pense em como será ela, quantos quartos e banheiros terá, se vai ter uma cozinha grande ou pequena, entre tantas outras necessidades que você possa ter. Inclusive, não se esqueça da área não construída, ou seja, o que fica do lado de fora, como um quintal para as plantas, uma garagem bem espaçosa ou até mesmo uma área para fazer um churrasco com os amigos. 

Já se for um imóvel comercial, a principal dica de como escolher um lote é pesquisar as necessidades específicas do seu negócio: precisa de alguma área de estoque? É exigido por lei que a cozinha seja visível aos clientes? Fazer uma visita a estabelecimentos do mesmo ramo pode te ajudar a ter boas ideias.   

Com isso em mente e até mesmo anotado, você terá uma melhor noção de quantos metros quadrados precisará para realizar o seu sonho.

2. Escolha bem a localização

Ao escolher um terreno para comprar no Espírito Santo, é fundamental que você avalie a localização do loteamento. Esse é um dos passos mais importantes que irão te esclarecer como escolher um lote para comprar. 

O que você precisa avaliar:

  • Nos arredores, tem o que eu preciso no dia a dia? Avalie se tem ou vai ter serviços e opções de lazer que você costuma precisar. 
  • É um local seguro? Avalie as redondezas e o histórico de segurança da região. 
  • O terreno é acessível? Verifique se as ruas são (ou serão em breve) pavimentadas. O acesso via ônibus também deve ser avaliado, se for importante para você.
  • A região será valorizada? Projetos maiores na região, como supermercados, centros comerciais e faculdades, são itens que ajudam a valorizar a região escolhida. 

Dica extra de como escolher um lote: viste e observe o terreno em diferentes horários, inclusive aos finais de semana e à noite. 

3. Entenda o tipo de solo 

Se você ainda está na dúvida de como escolher um lote, você precisa entender que saber qual é o solo do lote que você vai comprar é fundamental para que tenha uma dimensão mais real dos custos da obra que vai realizar ali. Pergunte à loteadora: qual o tipo de solo desse terreno? 

Além disso, observe também a presença abundante de pedras ou água. Isso influencia diretamente na sua construção, uma vez que quando há muitas pedras o solo fica mais duro. Já quando há muita umidade, é preciso se preparar para evitar problemas com infiltração, por exemplo. 

Saiba que cada tipo de solo tem suas especificidades e também suas soluções. Por isso, esse estudo do solo vai contribuir diretamente para que você tenha um melhor aproveitamento das características do seu lote.

4. O sol

Saber como o sol incide sobre o seu terreno é uma dúvida muito comum para quem quer saber como escolher um lote para comprar no Espírito Santo. A dica principal é: fique de pé, com o braço direito na direção onde o sol nasce (leste). Assim, você terá as outras posições: braço esquerdo é oeste, costas é o sul e frente é o norte. 

Mas o que isso interfere na sua construção? Muito! Por exemplo: para os quartos é recomendável que recebam o sol da manhã, facilitando tanto o despertar e sem que você fique com ele muito quente ao final do dia. Já para a cozinha, que pode ficar fervendo no calor de uma boa comida, a face sul é a mais recomendada justamente porque recebe menos incidência do sol. 

5. Infraestrutura

Agora que você já começou a ficar mais seguro em relação à dúvida inicial de “como escolher um lote?”, chegou o momento de avaliar a infraestrutura do loteamento. Afinal, de que vale uma localização ótima se não tem acesso à rede de esgoto?

  • Itens que você deve avaliar:
  • Pavimentação das ruas
  • Rede elétrica
  • Rede de água e esgoto
  • Coleta de lixo
  • Telefonia e internet  

6. Verifique a documentação 

Essa é uma das dicas principais para você que quer saber como escolher um lote para comprar no Espírito Santo, afinal, é o que vai te dar segurança na hora de fechar o negócio. Entre os documentos principais para comprar um terreno, o mais importante é a matrícula individual do lote. Mas não é só isso, há uma lista de documentos importantes que você precisa verificar. Para facilitar, montamos um checklist pronto para você ter nas mãos – impresso ou no celular. 

Baixar agora o checklist com todos os documentos necessários para comprar um terreno.

Próximo passo: escolher um lote!

Agora que você já conferiu as principais dicas de como escolher um lote, está na hora de começar a sua busca. A Companhia Brasileira de Loteamentos (CBL) é a maior loteadora do Espírito Santo. Fundada em 2008 e presente em todo o estado do Espírito Santo temos lotes em: Aracruz, Linhares, Nova Venécia, Colatina, Serra, Vila Velha e Viana. Conheça as opções e solicite seu orçamento hoje mesmo! Se preferir, fale conosco online

 

Tags:, ,

Deixe um comentário