• Blog
  • 6 dicas para acertar na contratação de um arquiteto

6 dicas para acertar na contratação de um arquiteto

6 dicas para acertar na contratação de um arquiteto

6 dicas para acertar na contratação de um arquiteto

Se você pretende construir com a ajuda de um arquiteto, é comum que surjam várias dúvidas a respeito do serviço desses profissionais. Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas dicas para facilitar a sua vida na hora de contratar um serviço de arquitetura.

1 – Perguntas básicas

Você realmente precisa de um arquiteto? A resposta para esta pergunta vem com outras questões: “Como deve ser a casa que eu preciso?”; “Como saberei qual a melhor decisão tomar?”; “Quando devo gastar?”; “Que tipo de imprevistos estou arriscado a ter?”. Se as respostas para essas perguntas forem confusas para você, então é muito provável que a ajuda de um profissional de confiança será fundamental para o projeto.

2 – Faça uma pequena seleção de candidatos

Busque recomendações de profissionais com amigos. Uma dica interessante também é procurar por nomes junto ao sindicato do seu estado. Procure por trabalhos anteriores, visite obras e empreendimentos entregues, busque na internet. Listados os candidatos, verifique se possuem registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que também é um órgão de nível estadual e possui um cadastro de busca por nomes online.

3 – Visite as obras que ele fez

Todo arquiteto tem um portfólio. E a maioria, hoje em dia, exibe seus trabalhos em seus sites na internet. Por meio dessa pesquisa será possível analisar a quantidade de trabalhos já feitos e também se o estilo do arquiteto vai de encontro ao gosto pessoal de quem busca pelo serviço. Visite alguma obra e veja de perto os seus detalhes. Assim, é possível avaliar sobretudo a qualidade do serviço.

4 – Arquiteto é o seu primeiro representante. Use isso a seu favor

Uma vez encontrado um profissional de confiança, deixe ele a par de todo o processo de construção e não necessariamente apenas aquilo que diz respeito à competência da arquitetura. Dessa forma, o envolvimento do arquiteto poderá ajudar a garantir não só a qualidade da construção como um todo, como também fará com que o resultado final fique alinhado com outras demandas, como a engenharia e etc.

5 – Antes da obra vem o projeto

Com um projeto bem definido em mãos, todas as suas etapas estarão definidas por meio de um documento que poderá ser consultado a qualquer momento. Definições de gastos, de tempo e até mesmo estratégias para possíveis imprevistos estarão listadas. Além da segurança, um projeto também é eficaz na redução de custos de qualquer empreitada.

6 – A tabela da CAU vai te ajudar na hora de definir o orçamento

Voltemos a falar do CAU. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo possui uma tabela de honorários que serve para nortear os valores para cada atividade envolvendo os trabalhos dos arquitetos e urbanistas. Essa tabela fica disponível no site do órgão e ela ajuda bastante na hora de negociar valores, o que acaba fazendo desse processo uma etapa mais justa e transparente para todos.

Com essas dicas você terá mais segurança na realização do seu sonho, além de contar com a ajuda de um profissional de confiança e um projeto coerente com as suas expectativas.

Deixe um comentário