• Blog
  • 6 dicas para construir a sua casa dos sonhos sem se endividar

6 dicas para construir a sua casa dos sonhos sem se endividar

6 dicas para construir a sua casa dos sonhos sem se endividar

6 dicas para construir a sua casa dos sonhos sem se endividar

Quem nunca sonhou em construir a sua casa do seu jeito? Ficou imaginando a cozinha, uma suíte espaçosa, o quarto das crianças, a área de churrasqueira para receber os amigos, uma piscina para os dias de verão… Pois é, essa é a realidade da maioria dos brasileiros que desejam sair do aluguel e ter um lar para chamar de seu. 

 

Porém, assim como qualquer outra grande aquisição, a construção da casa própria requer muito cuidado e planejamento. Afinal, custa caro e pode te fazer cair na armadilha do endividamento. 

 

Para te ajudar a não cometer erros comuns e que podem te causar dores de cabeça financeiras, listamos algumas dicas para você tirar do papel o sonho da casa própria sem se endividar. Boa leitura!

 

1 – Escolha o lote ideal

 

O tipo de lote interfere diretamente na escolha do projeto e, consequentemente, no orçamento da construção. Logo, tenha em mente o tipo de casa que deseja construir e procure entender qual é a melhor opção de lote para você. 

 

Além disso, não deixe de analisar se o terreno desejado está regular. Lotes irregulares te darão dores de cabeça no futuro, além de gastos extras. A dica é procurar por uma loteadora que tenha credibilidade, ofereça infraestrutura completa, e que te garanta segurança e tranquilidade para construir antes de fazer esse investimento. 

 

2 – Planeje-se financeiramente

 

O planejamento financeiro é primordial para construir a sua casa sem se preocupar com a aquisição de dívidas. Logo, antes de começar a construção, quite dívidas pendentes, organize suas finanças, evite gastos desnecessários durante a obra e, se possível, encontre uma forma de ter uma renda extra

 

3 – Defina o valor que pode ser investido na obra

 

Saber até onde você pode ir com os gastos da obra é fundamental. Com o valor definido você irá escolher os prestadores de serviço de maneira mais consciente, estabelecerá limites nos gastos com materiais e poderá definir o que realmente deverá ser contemplado na construção. 

 

4 – Escolha uma mão de obra confiável

 

Antes de contratar quem será responsável pela construção da sua casa, pesquise, realize no mínimo três orçamentos, peça indicações, tente conferir trabalhos já finalizados e decida qual é o melhor custo-benefício dentro do seu orçamento. 

 

Além disso, negocie valores, sempre que possível, e não pague todo o serviço antes da finalização. Essas medidas te pouparão de problemas e gastos extras no futuro.

 

5 – Opte por materiais de qualidade

 

A escolha dos materiais deve ser consciente. Afinal, não adianta poupar demais e acabar comprando produtos de má qualidade. Lembre-se, o barato pode sair caro. Logo, pesquise antes de comprar, vá à diversas lojas, não descarte as compras pela internet, peça desconto em produtos comprados em grande quantidade e evite gastar com o que não será utilizado. 

 

6 – Faça você mesmo

 

Tem habilidades que podem ser utilizadas na decoração da sua nova casa? Que tal colocar a mão na massa e fazer você mesmo? Assim você economiza com a mão de obra e ainda garante que o resultado seja o que você deseja.

 

7 – Dica extra: CBL Facilita

A CBL tem um programa completo para dar todo o suporte necessário para você contratar uma linha de financiamento bancário para construir a sua casa! Através do CBL Facilita você financia o lote e a construção da sua casa com a Caixa Econômica Federal, pode usar o seu FGTS, além de contar com facilidade e acompanhamento na realização do seu sonho. 

Ficou empolgado para adquirir o seu lote CBL e construir a casa que sempre desejou? Conheça os nossos loteamentos, escolha a localização que mais atende você e a sua família (Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, Linhares, Nova Venécia e Viana) e entre em contato conosco para dar o primeiro passo para a sua conquista. 

 

Deixe um comentário