• Blog
  • 7 dicas para brincadeiras com crianças no quintal

7 dicas para brincadeiras com crianças no quintal

7 dicas para brincadeiras com crianças no quintal

7 dicas para brincadeiras com crianças no quintal

Qual a sua brincadeira de criança favorita? Existem tantas brincadeiras com crianças legais que é até difícil escolher uma como a melhor de todas. Não há nada melhor do que brincar, é por isso que as crianças fazem isso o dia todo. Uma boa maneira de aproveitar os espaços dos quintais é com brincadeiras, não tem nada melhor! Separamos algumas dicas para mostrar que ficar dentro de casa pode ser bem divertido.

1 – Cada macaco no seu galho

Um participante é escolhido para ser o caçador, os demais serão os macacos. Os macacos fazem uma roda e o caçador fica no meio. Os macacos vão girando a roda. Quando o caçador gritar: “cada macaco no seu galho!”, eles deverão correr e subir em algum lugar alto (cadeira, escada etc). Enquanto estiverem no chão, poderão ser pegos pelo caçador.

2 – Chicotinho queimado

Pegue um pedaço de pano para ser o chicotinho queimado. Um participante será o mestre e esconderá o chicotinho sem que as outras crianças vejam. Depois, todos saem para procurar. Quando um participante chegar perto do chicotinho escondido, o mestre deverá dizer: “está esquentando”; se ele se afastar, o mestre dirá: “está esfriando”. Vence quem conseguir achar o chicotinho.

3 – Morto-vivo

Essa brincadeira é muito popular e as crianças adoram! Funciona assim: um dos participantes deve ser escolhido como o líder e vai direcionar os outros com as instruções, que deverão ser obedecidas por todos os demais jogadores. Quando o líder disser: “morto!”, todos então deverão ficar agachados. Quando o líder disser: “vivo!”, aí todos deverão se levantar. Quem não for cumprindo as ordens dessa forma, deverá ser eliminado. O último que sobrar, vence e deverá ser o próximo líder. Essa brincadeira vai aumentando o nível de dificuldade. Os comandos vão sendo dados numa velocidade maior. Ou então, um comando diferente após vários comandos iguais, para confundir os jogadores: “Vivo! Vivo! Vivo! Vivo! Vivo! Vivo! Morto!”

4 – Corrida de três pernas

Desenhe uma linha de chegada no chão. Forme duplas com os participantes e amarre a perna direita de um com a perna esquerda do outro. Ao sinal da largada, as duplas deverão correr até a linha de chegada. Vence a dupla que chegar primeiro sem cair ou soltar as pernas amarradas.

5 – Estátua

Quem nunca brincou de “Estátua”? Um dos participantes deve ser escolhido para ser o líder. Ele então coloca uma música para tocar, pode ser qualquer uma. Enquanto essa canção toca, os outros participantes dançam. Em algum momento, de surpresa, o líder grita: “Estátua!”. Nesse mesmo instante, a música para e todos os participantes que estavam dançando ficarão congelados na mesma pose em que estavam no momento exato em que a música parou. Todos ficarão parados até os participantes irem se mexendo. Quem resistir por último, vence, e então será o novo líder.

6 – O mestre mandou

Escolha um participante para ser o mestre. Os demais obedecerão a ele. O mestre dá uma ordem, começando com “o mestre mandou”, por exemplo: “o mestre mandou pegar uma pedrinha”. Quem não pegar, sai. Quem pegar, continua. Até que sobre somente um participante, que será o novo mestre.

7 – Picnic

Junte pães e frutas, sucos, bolos e leve tudo para o quintal. Leve também joguinhos de mesa para todos poderem jogar enquanto fazem o lanche. Não esqueçar, é claro, de uma toalha de mesa para forrar o chão e assim deixar o ambiente ainda mais confortável.

Uma das melhores vantagens de morar em uma casa é proporcionar uma infância à moda antiga para as crianças. Cada dia pode ser uma aventura diferente!

E aí, qual dessas é a sua brincadeira favorita? Comenta aqui embaixo!

Aproveite para seguir a gente no Facebook e Instagram.

Conheça também nossas opções de lotes.

Deixe um comentário