• Blog
  • 7 picos do surf no litoral capixaba

7 picos do surf no litoral capixaba

7 picos do surf no litoral capixaba

7 picos do surf no litoral capixaba

O Espírito Santo é um dos Estados que está na rota do surf nacional: são mais de 30 pontos que permitem a prática do esporte, além de outras modalidades no mar.

O Espírito Santo está na rota do surf nacional: são mais de 30 pontos que permitem a prática do esporte, além de outras modalidades no mar. Nos últimos anos a importância do surf capixaba aumentou significativamente devido ao maior reconhecimento do nosso litoral como playground para esses profissionais e amadores. Seja como carreira ou apenas para relaxar na crista das ondas, o nosso quintal de casa é perfeito para curtir em cima de uma prancha.

Os picos, ou seja, os lugares com as melhores ondas estão de norte a sul do ES. Selecionamos algumas praias em localidades que a CBL atua para mostrar que é possível morar com qualidade de vida ao lado de paraísos como esses. Confira:

  •    Jacaraípe, Serra:

Um dos berços do surf capixaba com grandes talentos e grandes eventos. É o pico mais constante, ideal para iniciantes pois possui ondas fáceis e com boa largura. Durante o ano é palco dos circuitos estaduais e brasileiro de surf e também do bodyboard, longboard e outros esportes náuticos.

Os principais picos de surf de Jacaraípe são: Ponta do Cação, Ponta da Baleia, Barrote, Pico do Amigão, Solemar e Coral do Chá.

Jacaraipe

  •    Carapebus, Serra:

Uma das praias mais rústicas localizadas na Grande Vitória. Indicado para surfistas mais experientes com ondas fortes e um fundo de coral raso, exigindo cuidado na maré baixa.

Os principais picos de surf de Carapebus são: Prainha de Carapebus e Praia Mole.

Carapebus

  •    Barra da Sahy, Aracruz

Localizada no distrito de Santa Cruz, a praia é point no Verão. Um trecho com ondas mais fortes se destaca no local, onde fica a parte da praia que é conhecida como Xangão pelos surfistas. É uma orla formada por pequenas enseadas e piscinas naturais que aparecem entre os corais durante a maré seca, por isso as ondas estão a 20 minutos de remada da beira da praia. A Barra tem fundos de pedra em toda a sua extensão e é indicada a surfistas com alta experiência. Sua onda direita é considerada perfeita, uma das melhores do Estado.

Barra-do-Sahy

  •    Barra do Riacho, Aracruz

É uma vila simples de pescadores, onde existe uma escolinha de surf, a D’Barrels. É também onde está construído um dos maiores portos do Brasil, o Portocel. Indicada para surfistas em qualquer nível de surf.

Os principais picos de surf da Barra do Riacho são: Praia da Curva, Boca do Rio, Sunset, Baixa e um Secret Point.

Barra-Riacho

  •    Povoação, Linhares

A pequena vila de pescadores está localizada ao norte da Foz do Rio Doce e permanece com uma paisagem bucólica, vegetação de restinga e ainda alguns resquícios de mata nativa fora da vila. Povoação já foi palco de etapas do circuitos estaduais e brasileiros de surf e bodyboard. O destaque são as ondas fortes, pesadas e tubulares, que formam tubos rápidos e pesados, exigindo experiência do surfista nesse mar.

Povoacao (1)

  •      Pontal do Ipiranga, Linhares

De água morna, boas direitas quebram no beach break, principalmente no inverno e com ondulação de sul. No geral, suas ondas podem variar bastante, sendo indicada tanto para surfistas iniciantes como para os mais experientes, já que em dias com ondas maiores, elas formam tubos fortes e rápidos.

A praia se destaca também pela preservação da restinga na beira-mar, uma das mais protegidas do Espírito Santo e ponto de desova e reprodução de tartarugas.

Pontal-Ipiranga

  •    Regência, Linhares

A vila conhecida como o “Havaí capixaba” volta a receber surfistas em busca das suas ondas. Inclusive, em 2018, foi realizada uma das etapas do circuito nacional de surfe profissional. Regência é famosa entre os surfistas e atrai visitantes de vários lugares do país e do mundo em busca de suas ondas longas, tubulares e perfeitas. Além do surfe, a vila respira a cultura local com eventos importantes como a Festa de Caboclo Bernardo, o encontro das bandas de congo do Espírito Santo, a tradicional Festa dos Pescadores de Regência, além de reunir grande grupo de artesãos e abrigar a principal base do Projeto TAMAR do ES.

Regencia

Aliando benefícios à saúde, melhora no condicionamento físico e sociabilidade, o surf é um esporte democrático para qualquer idade e perfil. E uma de suas maiores qualidades é despertar a consciência ambiental através do contato com a natureza. Não tem jeito: quem está em constante contato com o mar percebe claramente a importância de ser um defensor da sustentabilidade ambiental, uma bandeira que também é da Lotes CBL ao proporcionar espaços planejados à moradia que respeitam a boa relação do homem com a natureza próximos a esses lugares.

Comentários (1)

  • Magno Menezes Groberio

    |

    Esqueceram do pico Ulé na praia de Ponta da Fruta, um dos picos mais conhecidos do ES, não muito distante do Laguna Park. Cerca de 20min.

    Reply

Deixe um comentário