• Blog
  • Como manter uma alimentação saudável?

Como manter uma alimentação saudável?

Como manter uma alimentação saudável?

Como manter uma alimentação saudável?

Você saber como ter uma alimentação saudável? Tentar levar um estilo de vida com mais saúde é um baita desafio nos dias atuais: nosso tempo é corrido, existem mais alimentos processados do que nunca, entre outros. No entanto, pequenas mudanças podem ser benéficas para nossa saúde. Saiba quais no texto.

Quando o assunto é alimentação saudável, todos nós nos pegamos vez após outra criando metas impossíveis de ser saudável ou iniciando dietas tão complicadas que acabamos abandonando. Mas quando falamos de mudança de hábitos, a palavra que deve estar na cabeça é calma. Sim! Estamos falando de um hábito fortalecido durante anos e acreditar que podemos mudá-lo de uma hora para a outra é fantasioso e, mais do que tudo, frustrante.

Acompanhe esse texto para saber como estabelecer metas “cumpríveis” e mudar sua alimentação para melhor!

Vamos começar?

Primeiramente, o que é uma alimentação saudável? O Ministério da Saúde considera saudável uma alimentação que atenda aos seguintes critérios:

  • Acessível física e financeiramente;
  • Saborosa;
  • Harmônica;
  • Variada;
  • Colorida;
  • E segura sanitariamente.

Saiba como montar uma horta em casa e tornar sua alimentação mais saudável!

O que fazer?

Agora que você sabe o que é uma alimentação saudável, vamos te apresentar 10 passos para tornar seus hábitos alimentares mais sadios. Mas como falado no início do texto, é importante entender que esse é um processo gradual e ir com muita sede ao pote pode te atrapalhar a alcançar uma rotina mais saudável.

Uma forma de iniciar a sua jornada em busca da saúde é escolher alguns desses tópicos – os que te parecerem mais fáceis ou mais desafiadores – e implementá-los no seu dia-a-dia.

Passo 1: Fazer pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia, sem pular as refeições!

Isso evita que você fique muito tempo de barriga vazia e desenvolva gastrite e/ou exagere quando for comer. Também é interessante não beliscar nos intervalos das refeições. Esse hábito faz com que comamos sem perceber e sem saborear as refeições direito!

Passo 2: Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches

Se essa quantidade te parecer muito de início, por que não começar com uma porção de cada e ir aumentando gradativamente?

Passo 3:  Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

Às vezes é difícil, mas seu corpo vai te agradecer ao diminuir ou se livrar da alimentação industrializada.

Passo 4: Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

Também é importante se atentar à quantidade de sódio presente nos alimentos processados que você consome!

Passo 5:  Beba pelo menos dois litros de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

Parece muito, mas veja bem: dois litros são apenas seis a oito copos de água!

Passo 6: Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

A atividade física deve ser a mais temida mudança. Mas, como já conversamos, vá no seu ritmo e respeite o tempo.

Mudar um pouquinho de cada vez é melhor do que não mudar nada! Assim, você consegue chegar onde você quer e ter uma vida mais saudável.

Curtiu as dicas? Tem alguma para deixar para a gente? Conte nos comentários!

Siga também a CBL no Facebook e Instagram.

Tags:, , , ,

Deixe um comentário