• Blog
  • Ampliar a casa: o que você pode e o que não pode fazer

Ampliar a casa: o que você pode e o que não pode fazer

Ampliar a casa: o que você pode e o que não pode fazer

Ampliar a casa: o que você pode e o que não pode fazer

A família cresceu e o espaço ficou pequeno para acomodar os novos habitantes do seu lar? Inevitavelmente, nessa situação você terá que ampliar a sua casa, mas, nessa hora, surgem muitas dúvidas: o que se pode e o que não se deve fazer em uma reforma para aumentar o tamanho de uma residência?

Afinal de contas, uma ampliação vai alterar a estrutura da sua casa e isso pode ter influência direta na segurança e integridade física dos moradores. Além disso, a ampliação deve ser usada a favor de valorizar o imóvel, nunca de diminuir seu valor.

A primeira coisa a fazer, é claro, é procurar um bom profissional da área da arquitetura e/ou engenharia. Na conversa com esse profissional, é muito conveniente que você apresente o projeto arquitetônico e estrutural inicial da sua atual residência.

Isso é importante para facilitar a vida do seu arquiteto ou engenheiro, fornecendo a ele as informações sobre a fundação, entrepisos e estrutura da edificação.

Jamais adicione um pavimento à sua casa sem uma análise profunda da capacidade das colunas e demais estruturas de suportar a nova carga. Negligenciar esse ponto pode ocasionar danos estruturais perigosos e até mesmo a ruptura da estrutura.

Muita atenção às instalações elétricas e hidráulicas. Uma casa com novos cômodos precisa também ser uma casa com novas instalações, para que as que já existem não sejam sobrecarregadas.

Consulte às autoridades e órgãos da construção civil. É muito importante ter a chancela desses representantes, o que garante a segurança da construção e também da habitação dos futuros cômodos.

Por último, mas não menos importante, respeite o estilo de construção do que já existe na sua casa. Manter uma uniformidade na fachada e no conceito geral da casa certamente vai valorizá-la, enquanto realizar a intervenção sem observar essa condicionante vai dar a impressão de que são duas – ou mais! – casas em uma só, o que vai dificultar hipotéticas vendas no futuro.

Deixe um comentário