• Blog
  • As vantagens de ter uma horta em casa

As vantagens de ter uma horta em casa

As vantagens de ter uma horta em casa

As vantagens de ter uma horta em casa

Poder ter acesso a vegetais frescos, livres de agrotóxicos e ainda por cima economizar. Não são poucas as vantagens de cultivar a sua própria horta no quintal de casa! Por isso listamos algumas das vantagens e também algumas dicas para você aproveitar essa oportunidade.

Horta em casa: cinco vantagens

1) Comida de verdade

Não há dúvidas que a alimentação é, hoje, uma das grandes preocupações das pessoas em todo o mundo. Com a influência dos alimentos sobre a nossa saúde, todo queremos nos certificar de que estamos ingerindo comida saudável. Portanto, ter uma horta em casa é a garantia máxima da procedência de que os vegetais presentes na mesa são saudáveis e livres de excesso de defensivos agrícolas.

2) O meio ambiente agradece

Cultivar vegetais numa horta é uma atitude sustentável por diversos motivos. Primeiro, ao dispensar o deslocamento para fazer as compras, você já deixar de realizar a pressão pela fabricação de sacolas plásticas e demais itens necessários para fazer o transporte das hortaliças. Ou seja, para começar, você produz menos lixo.

Além disso, a horta caseira ainda evita o estímulo ao desmatamento e também não polui os rios e o solo.

3) Você mais relaxado

Na correria do dia-a-dia, é comum que não tenhamos tempo para alguma atividade de relaxamento. E a necessidade de cuidar da horta para mantê-la saudável pode significar essa brecha para pensar em outras coisas além do trabalho e dos problemas. Afinal, você vai precisar lidar com a terra e com a natureza, o que sempre é uma ótima oportunidade para pensar um pouquinho nas belezas que a vida pode nos proporcionar.

E ter um hobby é sempre importante para ajudar a desestressar da correria do cotidiano.

4) Entrando na linha

Cultivar seus próprios vegetais certamente vai fazer com que você aumente os seus conhecimentos sobre esses alimentos e isso pode ter um efeito indireto interessante: você pode se sentir mais motivado a seguir uma alimentação balanceada e que valorize a presença desses itens no seu menu. Até porque, você vai desejar que o seu esforço no cultivo seja recompensado com o consumo da sua produção.

5) Ainda dá para aprender

Se você tiver crianças em casa, ter uma horta é um meio excelente para ajudar os pequenos a compreender que os alimentos não vêm do supermercado. Para que eles existam, é necessário esforço, cuidado e dedicação, por isso eles devem ser valorizados, jamais desperdiçados. Afinal, é um pequeno milagre que a terra nos forneça todos esses bens.

Estimular as crianças a participar do cultivo e entender o funcionamento da produção de alimentos certamente pode ajudar a formar cidadãos mais conscientes.

Mas… Como montar minha horta?

O primeiro passo para montar uma hora que tenha possibilidade de te oferecer bons resultados é escolher o local onde ela vai ser instalada ou construída. Para hortaliças, o local deve receber de quatro a seis horas de luz solar por dia e ser protegido do vento.

Se o seu terreno receber muita incisão solar, uma alternativa é intercalar as hortaliças com plantas maiores, que vão sombrear as menores. Outra opção é usar sombrite para diminuir a incidência de luz solar.

Ainda em relação à luz, você deve estar ciente de cada planta tem uma necessidade específica de luz e que isso vai influenciar no posicionamento dela dentro da horta.

O solo que vai receber a horta deve ser delimitado por alguma barreira física, para evitar que a chuva carregue a terra e os nutrientes, causando a erosão do solo.

Ainda em relação ao solo, ele deve ser fofo, para permitir a entrada de água e nutrientes. A regação deve ser estudada de acordo com a necessidade de cada espécie, mas o solo jamais deve ficar encharcado, pois isso facilita a proliferação de fungos e bactérias que podem levar suas plantas a adoecer.

Para a renovação das mudas, é recomendável fazer o uso de sementeiras, ambiente separados onde as novas mudinhas serão cultivadas. Quando as novas folhinhas começaram a se desenvolver será o momento de fazer o transplante definitivo para a horta.

Os demais passos para uma horta produtiva e saudável é ter cuidado com a adubação. Estude a necessidade de cada espécie e fique atento ao uso de restos do lixo doméstico, como cascas de frutas e de ovos. Elas contém nutrientes úteis, que podem ser utilizados e impedir a necessidade de comprar adubos químicos.

Deixe um comentário