• Blog
  • Bairros planejados resgatam qualidade de vida

Bairros planejados resgatam qualidade de vida

Bairros planejados resgatam qualidade de vida

Bairros planejados resgatam qualidade de vida

Devido ao crescimento desenfreado de centros populacionais e aos problemas estruturais que o não planejamento acarretou em grande escala para as cidades, surgiu a necessidade de pensar novas áreas e prever soluções mais eficientes de moradia. Uma nova realidade imobiliária nasceu aí: criar espaços que antecipassem as necessidades dos cidadãos e que proporcionassem a melhor utilização possível do lugar em favor do bem-estar social, ambiental e econômico das regiões.

Dessa forma, surgiram os bairros planejados.

Essa concepção é originária do conceito de Novo Urbanismo, movimento americano que durante a década de 80 e 90 questionou a segregação das cidades e propôs o uso misto de espaços urbanos. Porém, a proposta chegou ao Brasil com uma cara inglesa: através do modelo das cidades jardins, baseado em amplas áreas verdes com praças, parques e vasta arborização. Foi assim que esse movimento virou forte tendência imobiliária no Brasil, tornando-se um poderoso instrumento para a ampliação do acesso à moradia qualificada.

Um bairro planejado tem por natureza a intenção de criar senso de comunidade entre os moradores. Para isso, conta com uma infraestrutura de ruas largas, calçamento, ciclovias, áreas verdes bem projetadas, transporte coletivo ligando pessoas a empregos, escolas, comércio e serviços básicos de lazer, saúde e também segurança. Na medida em que os empreendimentos são ocupados se consolidam o comércio e serviços sustentados pela própria demanda, consagrando um novo polo de desenvolvimento ao redor.

Bairros planejados resgatam qualidade de vida

Além de promover o desenvolvimento sustentável das cidades, os bairros planejados também crescem como oportunidade de pequenos negócios para investidores. Estima-se que a valorização de empreendimentos desse tipo tenha uma diferença superior de 20% a 30% em relação às áreas ao entorno. (Gazeta do Povo, 2013).

O desenvolvimento de bairros planejados hoje é financiado principalmente pela iniciativa privada, que demanda das empresas perfis diferenciados para compor as equipes multidisciplinares. A CBL é uma delas, atuando nesse segmento há sete anos e desenvolvendo projetos consolidados no Estado do Espírito Santo.

Deixe um comentário