• Blog
  • 5 motivos para você construir em Santa Cruz

5 motivos para você construir em Santa Cruz

5 motivos para você construir em Santa Cruz

5 motivos para você construir em Santa Cruz

Morar perto da praia, num dos pontos mais bonitos do litoral capixaba e poder passar bons momentos cercado pela natureza e na companhia de familiares e amigos? Já parece que esgotamos todas as possibilidades para falar sobre as vantagens de morar em Santa Cruz, certo?

Errado!

Esse paraíso bucólico, que pertence ao município de Aracruz, reserva ainda outras inúmeras facilidades, seja para quem deseja morar em Santa Cruz, ou para quem busca construir sua casa temporada no balneário.

Por isso, listamos 5 motivos para você construir em Santa Cruz e prometemos: vamos listar todas as vantagens sem falar das praias da região, pois dessa benefício todo mundo está cansado de saber.

1) Contato a natureza

Que Santa Cruz é um paraíso natural, todo mundo sabe, mas o que talvez nem todos saibam é que a localidade é o lar de uma reserva natural. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim. Trata-se de uma área de 2.080 hectares, com acesso pela Rodovia ES-010 e majoritariamente formada pelos manguezais formados na costa de Aracruz.

Além da reserva, Santa Cruz reserva ainda a possibilidade de passeios de escuna pelo litoral do município de Aracruz. O passeio de escuna na Reserva do Manguezal acontece aos fins de semana e possibilitam aos visitantes conhecer os três tipos de manguezal presentes em Aracruz: o mangue vermelho, o mangue preto e o mangue branco.

Durante esse passeio, que dura aproximadamente duas horas, os passageiros da Escuna Jubarte têm cerca de uma hora para curtir um mergulho e também aproveitar a parada no Bar Flutuante, onde podem se deliciar com a culinária local, rica em pratos com peixes e frutos do mar.

Todas as opções são ótimas formas de diversão para adultos e também para crianças, que podem interagir mais com a natureza.

2) Desenvolvimento Humano

A qualidade de vida é sempre um dos atributos mais importantes quando se pensa em um lugar para morar e Santa Cruz tem um diferencial importante quando se pensa nesse quesito, por pertencer ao município de Aracruz, que possui o quarto melhor resultado geral no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as 78 cidades do Espírito Santo.

O IDH é um índice aferido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica o grau de desenvolvimento das cidades, estados e países. Nessa escala, dentro do território capixaba, Aracruz perde apenas para Vitória, Vila Velha e João Neiva.

3) Questão Ancestral

Santa Cruz oferece outra característica marcante: é parte do único município capixaba que possui índios aldeados. Aracruz conta com nove aldeias indígenas, duas delas localizada em Santa Cruz: a Caieiras Velha, com índios tupiniquins e a Boa Esperança, com índios da tribo Guarani.

Nas aldeias, é possível conhecer um pouco do artesanato indígena, do modo de vida dos nativos e ainda sua cultura. Uma bela forma de também inserir as crianças nos debates sobre as questões que envolvem os descendentes diretos dos primeiros habitantes do Brasil.

4) Vitória é logo ali

Seja para morar, seja para possuir sua casa de veraneio ou de temporada, Santa Cruz apresenta um trunfo: ser um ambiente onde se respira o contato com a natureza e o clima típico das pequenas localidades do interior, ao mesmo tempo que está a uma curta viagem das facilidades de uma metrópole. Situado apenas 50 km ao norte de Vitória, o distrito aracruzense oferece a possibilidade de deslocamento fácil para a região metropolitana da capital capixaba, seja de carro, seja de ônibus.

5) Acesso não é problema

Por falar em deslocamento, Santa Cruz é um local privilegiado quando se fala em alternativas de transporte. Localizado às margens da Rodovia ES-010, o distrito tem acesso fácil aos municípios de Fundão, Serra e Vitória. A ES-456, por sua vez, oferece a opção para chegar rapidamente ao Centro de Aracruz, enquanto a ES-261 liga a localidade à BR-101, uma das principais estradas brasileiras.

Gostou? Se você vai construir a sua casa em Santa Cruz, visite nosso conteúdo com dicas sobre construções.

6 dicas para acertar na contratação de um arquiteto

Cinco materiais para economizar na sua obra

Alternativas para construir a casa dos sonhos gastando pouco

Construir aos poucos ou de uma vez? O que aprendemos com as lições dos nossos pais!

Deixe um comentário