• Blog
  • Cinco razões para conhecer ou visitar Nova Venécia

Cinco razões para conhecer ou visitar Nova Venécia

Cinco razões para conhecer ou visitar Nova Venécia

Cinco razões para conhecer ou visitar Nova Venécia

Apesar de pequeno, o Espírito Santo é um estado cheio de belas paisagens e lugares incríveis para se visitar. Embora seja a quarta menor unidade federativa brasileira em tamanho, esse pedacinho de Brasil tem uma enorme variedade de atrações, cenários, clima e belezas naturais.

Na região noroeste do estado, se encontra a cidade de Nova Venécia. Com 46.031 habitantes (Censo/IBGE 2010), o município é o 12º mais populoso do Espírito Santo. Com relevo montanhoso e belas paisagens, Nova Venécia tem sua economia baseada no extrativismo mineral de rochas ornamentais e na agricultura.

Mas, você sabia que a extração de granito é tão importante para essa cidade que ela é considerada a capital do granito? E que Nova Venécia é um dos destinos com maior potencial para exploração do ecoturismo no Espírito Santo?

Conheça um pouco mais sobre Nova Venécia, simpática cidade situada a aproximadamente 250 km de Vitória:

1) Capital

A capital política e administrativa do Espírito Santo continua sendo Vitória. Nova Venécia também é conhecida como capital, mas no contexto da exploração de granito, que movimenta a economia e cria oportunidades de emprego e de negócio.

A cidade está encravada na região com maior potencial de exploração desse mineral em todo o Brasil, que faz do Espírito Santo o principal produtor de rochas ornamentais do país, com quase a metade da produção e da exportação nacionais desse item.

Com isso, Nova Venécia, apesar de manter a rotina de uma pequena cidade de interior, vem se tornando um importante polo de turismo de negócios que recebe visitantes de todo o Brasil e também de várias partes do mundo.

2) Infraestrutura

A cidade está estrategicamente localizada à meia distância das divisas entre Minas Gerais e Bahia e a pouco mais de uma hora de carro da praia de Guriri, em São Mateus.

Cortada pelas rodovias ES 130, ES 137, ES 220 e BR 381, Nova Venécia fica ainda a apenas 60 km do entroncamento com a BR 101, um dos mais importantes corredores viários do Brasil.

Além disso, a cidade também oferece boas opções para estudantes, com várias escolas de ensino fundamental e médio, entre elas, uma unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O município também com duas faculdades.

3) Ecoturismo

Nova Venécia

Em Nova Venécia, o granito não é apenas um dos motores da economia local, como também a base de um grande potencial turístico do qual os venecianos se orgulham e que funciona como cartão postal da cidade, além de funcionarem como uma ótima opção para tirar as crianças de casa e levá-las para atividades ao ar livre.

Um dele é a Pedra do Elefante, um maciço de mais de 600 metros de altura localizado a cerca de apenas 10 km da sede do município. Rodeada pela mata e por um pequeno lago, a rocha encanta pela imponência e beleza em meio à paisagem.

A Pedra do Elefante é um símbolo tão querido pelos venecianos que a exploração de granito foi evitada nessa rocha para mantê-la preservada. Desde 2000, o local passou a ser oficialmente protegido ao se tornar uma área de preservação ambiental.

A Pedra da Fortaleza é outro ponto com vocação para o ecoturismo. Esse é o ponto mais alto de Nova Venécia, a uma altitude de mais de 900 metros e os visitantes podem optar por se hospedar nas bucólicas fazendas da região, onde podem se deliciar com a culinária típica.

4) Cidade Radical

Com tantas belezas naturais, as atrações turísticas de Nova Venécia oferecem mais do que a contemplação de lugares bonitos. Turistas e moradores também podem explorar a região realizando trilhas, caminhadas, escaladas, rapel e os mais radicais podem optar pelo motocross.

O município está incluído em um corredor ecológico chamado de Corredor do Elefante. A área é propícia para a prática de diversos esportes radicais e recebe, anualmente, o Enduro do Elefante, uma corrida radical de motos offroad pelo terreno irregular da região.

5) Rio Cricaré

A Veneza italiana é mundialmente conhecida como “Cidade das Águas” pelos seus inúmeros canais. A sua quase xará capixaba também guarda essa coincidência em relação à cidade europeia. O centro de Nova Venécia é banhado pelo Rio Cricaré, formando um belo cenário que une rio e montanhas.

Cricaré, na língua tupinambá significa “preguiçoso” e se refere à mansidão desse grande rio que, apesar de ser o segundo maior do Espírito Santo, tem correnteza calma na maior parte de seu leito. Mais importante curso-d’água do noroeste capixaba, o Rio Cricaré nasce em Minas Gerais e, em solo capixaba, atravessa sete municípios, refrescando o ambiente de Nova Venécia nas estações mais quentes.

Viu só? Esses são apenas alguns dos motivos para você não deixar de conhecer a região. Se já visitou Nova Venécia, conte pra gente o que mais gosta na cidade! E se é apaixonado nesse lugar assim como nós, não deixe de conferir as oportunidades de morar na região!

Tags:, , , , , , , ,

Comentários (4)

  • Jeronimo Pereira de Souza

    |

    Sou encantado com nova venecia,moro em Mantena, Como minha paixa é pescaar, por isso tenho
    vontade de morar em Nova Venecia, conheço a bb. ja fui na pedra do elefante,inclusive irei aí dia 17 e 18 /08/2019 para ver o desfile de carros antigos, Por outro lado conheçpo até a desagua no mar do rio
    cricaré inclusive o rio do norte que passa no patrimonio do xv, fico sexta,sabado e domingo acampado na cachoeira do inferno, no bis, por isso tenho paixao por Nova Venecia, Além de ter uma filha q

    Reply

  • Jeronimo Pereira de Souza

    |

    Nova venecia é o meu caminho, conheço-a bem, como o meu divertimento é pesca, fico as vezes acampado na cachoeira do infermo até 3 dias, no patrimonio do bis, perto de boa esperança, é ate acima de Nova Venecia, Como morador em mantena, tenho vontade de mudar para Nova Venecia, dia 17 e 18 de Agosto estarei ai para ver o desfile de carros Antigos,Tenho uma filho e um filho que formam este ano na Multivix. , conheço a Pedra do Elefante, Abb- e vários pontos turísco daí. Se Deus Quiser, concluirei esse sonho. Abraços

    Reply

    • KM

      |

      Vem, Jeronimo, estamos esperando por você!

      Reply

Deixe um comentário