• Blog
  • Como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco

Como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco

Como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco

Como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco

Com todas as contas do mês, ganhando pouco, pode até parecer impossível economizar. No entanto, especialistas mostram que através da reeducação financeira é possível, sim! Descubra como e saia do vermelho!

Especialistas falam da importância de economizar para uma vida financeira mais saudável e apontam alguns caminhos para isso.

Muitas pessoas usam como desculpa os compromissos financeiros adquiridos ou o fato de ganharem pouco, mas a verdade é que, não importa o quanto você ganhe, se seus hábitos de consumo não mudarem, o ciclo vicioso não é quebrado e as dívidas não desaparecerão como em um passe de mágica.

Mas se você estiver determinado a mudar o quadro da sua vida e ter o saldo da sua conta bancária em outra cor além do vermelho, siga a risca as dicas a seguir:

Registre seus gastos

Segundo o Serasa Experian, a regra é anotar tudo, não deixando passar nada, nenhum centavo! Inclusive, discriminando cada uma delas, ou seja, dinheiro, cheque, débito, crédito e etc.

Aproveite as promoções

Se você é do tipo imediatista, experimente “namorar” antes de comprar aquela peça a mais para o guarda-roupa. Saiba aproveitar as promoções e conheça o preço que vinha sendo praticado e descobrir se está diante de uma real vantagem.

Reveja seus hábitos e enxugue seus gastos

A partir do registro de suas despesas, vai ficar muito mais fácil descobrir os famosos “vazamentos” das suas receitas. Não é necessário se privar por completo do lazer ou daquela saidinha de final de semana que você tanto ama, mas fala sério! Diminuir a frequência ou levar apenas o planejado para seus gastos vai fazer muito bem para o seu bolso.

Tenha metas claras e tangíveis

Ninguém muda da noite para o dia e velhos hábitos acabam fazendo parte do que somos. Diria até que, passamos a gostar de alguns de nossos defeitos. Isso soa familiar? Aposto que sim! Vá mudando aos poucos. Existe uma regra chamada 21/90. Vinte e um dias para uma mudança de hábitos e noventa dias para um estilo de vida. Na prática, se você repetir uma ação por pelo menos vinte e um dias, ela vai se tornar algo fácil e natural para você. Crie suas metas para mudar seus hábitos de consumo que estão te trazendo prejuízo.

Reserve um valor todo mês

Comece reservando algo em torno de 10% a 15% todo mês e vá aumentando esse valor gradativamente. Mesmo que seu dinheiro acabe antes do mês, não ceda a tentação de gastar mais do que o que estava planejado.

Pague suas contas sem atraso

O dinheiro caiu na conta? Pague! Dessa forma, você evita a tentação de usar o dinheiro no que não deve. Evitando atrasos, além de evitar multas e juros, você consegue saber o quanto de fato sobrou aquele mês.

Elimine o cartão de crédito e o cheque especial

Quando nosso orçamento estoura, ter um cartão ou talão de cheques por perto parece uma saída promissora, mas cair na armadilha das taxas e juros não vai ajudar rumo a sua independência financeira. Sem falar que, você já entra o novo mês devendo o anterior.

Usado é melhor do que novo

Dessa forma, você pode economizar uma boa quantia e ainda encontrar exatamente o que precisava, e em ótimo estado ainda por cima.

Se desfaça de coisas que use pouco

Tem um computador pegando poeira em casa? Ou aquele videogame antigo que já virou decoração? Se desfaça! Sem dó nem piedade.

Tags:, , ,

Deixe um comentário