• Blog
  • Como escolher um bairro para morar?

Como escolher um bairro para morar?

Como escolher um bairro para morar?

Como escolher um bairro para morar?

A vida é feita de escolhas e as mais importantes vão nos acompanhar por um bom tempo. Por isso, uma boa escolha é fundamental para não tornar o sonho em pesadelo.

Estamos a todo momento fazendo novas escolhas, muitas são tão rotineiras que nem nos damos conta mais: que horas dormir ou acordar, o que comer, o que vestir, o modelo do carro, o nome dos filhos, o curso na faculdade, com quem casar, em quais empregos se candidatar. Logo, surge uma questão de muita importância:

O lugar onde vamos morar, ou visto de outra maneira, o lugar onde vamos passar a vida (ou boa parte dela), seria diferente? Pesar os prós e contras costuma ser crucial nessa hora!

Considere suas necessidades e veja o investimento a longo prazo

Na busca do imóvel pronto ou do seu terreno para construir, considere sempre suas necessidades e de sua família, além de olhar de longo prazo e não imediatista. Igualmente importante é a facilidade e transparência com que a construtora ou imobiliária cuidarão da venda e intermediação.

Localização é tudo! (ou quase)

Levar em conta a proximidade de escolas, hospitais, farmácias, supermercados, inclusive do seu trabalho é algo primordial. Entenda quais são seus deslocamentos mais rotineiros e considere sempre as condições das principais vias de acesso ao bairro pretendido. Quanto maior a proximidade, menor o deslocamento e mais fácil o acesso.

Mas lembre-se de levar em conta o fator futuro: se estamos falando de um loteamento de um bairro planejado, por exemplo, é bem provável que no planejamento de urbanização do empreendimento, esses fatores sejam agregados no decurso das obras.

Infraestrutura traz qualidade de vida

Preste atenção no entorno e descubra se a região pretendida está bem servida dos aparatos urbanos como iluminação, asfaltamento e pavimentação, sistema de água e esgoto eficiente, benfeitorias como praças e áreas para prática de esportes ao ar livre.

A presença de parques, jardins e áreas verdes embelezam o ambiente. Tudo isso fará sua experiência mais prazerosa. Pode parecer besteira, mas até a oferta de transporte público conta e muito!

Afinal, o que você realmente quer é, depois de um dia exaustivo de trabalho, voltar para um lugar que traga paz e sossego, ou estou enganado?

Se a grama do vizinho é mais verde…

Melhor pra você! O adágio popular costuma ser usado como metáfora da inveja, mas nesse caso, como é bom ter vizinhos que cuidam de suas casas e terrenos, dando um aspecto mais bonito e limpo ao bairro.

Conheça bem o perfil dos moradores locais e as possíveis atividades empresariais sendo desenvolvidas no entorno. Alguns problemas podem ser incontornáveis e sabê-los de antemão vai te poupar tempo e dinheiro.

De qualquer forma, o que pode ser um problema para uns, pode não ser para outros. Aqui, o importante é considerar os fatos de acordo com suas preferências pessoais e estilo de vida.  

Segurança: Isso importa?

A gente dá duro para conseguir as coisas e sonha que nossos filhos tenham a mesma liberdade de quando éramos crianças e podíamos brincar e correr livremente pelas ruas e praças.

Quando você sair para trabalhar de manhã, o mínimo que se espera é que esteja deixando sua família em segurança. Aqui, vale considerar a boa iluminação das vias públicas, o policiamento ostensivo e se há presença de monitoramento de câmeras de segurança.

Tenha um dia de morador

Vá ao local em dias e horários alternados, observe a qualidade das construções, caminhe pelas ruas, fale com as pessoas, leve sua família junto para sentir o ambiente. Ter suas próprias impressões farão mais diferença para sua decisão do que qualquer corretor ou proprietário.

Não corra riscos desnecessários

Procure sua loteadora ou imobiliária de confiança, pesquise antes. Ser bem assessorado nessa hora, não só poderá fazer você economizar tempo e dinheiro, como evitar maiores dores de cabeça com documentação e financiamentos.

Seja qual for a sua escolha, a CBL tem as melhores opções!

Clique aqui e conheça os melhores empreendimentos para se morar na Grande Vitória e Região.

Tags:, , ,

Deixe um comentário