• Blog
  • Como usar seu FGTS para comprar um terreno

Como usar seu FGTS para comprar um terreno

Como usar seu FGTS para comprar um terreno

Como usar seu FGTS para comprar um terreno

O governo passou a liberar o uso do FGTS para determinadas finalidades, mas alguns questionamentos ainda pairam sobre a cabeça de muitos brasileiros. Tire suas dúvidas aqui!

Muita gente deixa de financiar um lote, casa ou apartamento sem avaliar antes todas as possibilidades. Na nossa experiência, nos deparamos com muitos clientes que, ao serem abordados por nossos Especialistas em Lotes, se surpreendem ao perceber que tem a seu dispor mais recursos do que imaginavam. Um desses recursos é o FGTS.

Você sabe o que é FGTS Retido?

Todos os meses, uma contribuição é arrecadada na fonte, no caso, na folha de pagamento do colaborador em regime CLT. Esse valor é retido em um fundo de garantia, o FGTS. Enquanto o trabalhador permanecer na empresa, esse valor vai sendo acumulado. Também existem os casos em que o FGTS provém de trabalhos passados, no qual o colaborador teve uma rescisão contratual indireta, ou seja, por parte do mesmo.

Como e quando posso usar?

O Fundo de Garantia tinha a finalidade de ser uma reserva emergencial para o trabalhador, em caso de demissão e aposentadoria. Mais recentemente, a Lei passou a autorizar em casos de necessidades envolvendo saúde ou moradia. Além da rescisão financeira, o FGTS passou a ser usado para construir, amortizar ou liquidar financiamento imobiliário e adquirir um imóvel ou loteamento. Nesse contexto, seu uso obedece certos requisitos.

As regras para uso do fundo incluem:

1) Somar três anos de contribuição, não precisando ser ininterruptos;

2) Não ter imóvel no nome do titular ou cônjuge;

3) Não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);

4) Não ter utilizado o FGTS em aquisição anterior, há pelo menos três anos;

5) O uso é exclusivo para imóveis residenciais e moradia do titular.

Pró-cotista: Já ouviu falar?

O Banco do Brasil possui uma linha de financiamento imobiliário muito específica, com recursos do Programa Especial de Crédito Habitacional ao Cotista do FGTS, o Pró-Cotista. O programa permite que se adquira um imóvel novo ou usado com a taxa (9% a.a.) e prazo de pagamento diferenciados, desde que, seu FGTS some 10% do bem almejado.

Como usar o FGTS na compra do seu terreno?

Oficialmente, o financiamento de lotes não é contemplado com o uso do FGTS, pois a lógica por trás do saque do recurso é suprir a necessidade mais imediata de moradia do colaborador. No entanto, a Caixa em seu site oficial orienta que, embora não seja possível o uso do fundo de garantia na aquisição de um terreno, o trabalhador “pode comprar o terreno e construir sua moradia e o FGTS pode fazer parte do pagamento”, em uma modalidade chamada “financiamento misto”.

Qual a outra opção?

Uma solução bastante interessante é o financiamento direto com a construtora ou a loteadora. Além dos juros serem menores, as condições de pagamento e financiamento tendem a ser mais simples, sem muita burocracia. A CBL possui uma modalidade muito interessante chamada CBL Facilita Lote + Casa, onde você pode comprar o seu terreno e já incluir no financiamento a construção da sua casa, utilizando o FGTS.

Veja ainda na calculadora dos sonhos, quão perto ou longe você está do seu sonho.

 

Tags:, , , ,

Comentários (1)

  • solange Rothbarth Bara

    |

    Boa tarde, por gentileza onde podemos encontrar mais informações sobre esta modalidade de “financiamento misto”. Procurei na página da CEF e não encontrei e na agência o atendente não soube me orientar.
    Obrigada!

    Reply

Deixe um comentário