• Blog
  • Compostagem caseira: Que tal fazer uma hortoterapia?

Compostagem caseira: Que tal fazer uma hortoterapia?

Compostagem caseira: Que tal fazer uma hortoterapia?

Compostagem caseira: Que tal fazer uma hortoterapia?

Você sabe fazer uma compostagem caseira? Quem tem casa, quer quintal! Ou pelo menos a maioria quer, né? E se tem quintal, é tudo de bom ter horta para ter ervinhas e legumes orgânicos colhidos na hora. E pode ter benefício duplo: tem muita gente que cultiva uma boa hortinha e faz disso uma terapia.

E se tem quintal e tem horta, uma excelente dica é produzir seu próprio adubo orgânico . É fácil, barato, ambientalmente correto porque utiliza seu resíduo orgânico – evitando que ele agrave o problema do lixo no planeta -, e dizem que também tem um ótimo efeito terapêutico, pois cria uma relação saudável com a natureza.

A compostagem caseira ou doméstica pode ser feita até em pequenos ambientes, com caixas plásticas organizadoras. É um processo natural de transformação de matéria orgânica em nutrientes para as plantas.

Você precisa de três caixas plásticas, minhocas e terra. Você vai colocar as caixas empilhadas, sendo as duas de cima, com furos no fundo, destinadas a colocar a minhoca, a terra, esterco ou húmus e o lixo orgânico como cascas de frutas e legumes, e última caixa irá coletar o chorume (adubo líquido). O ideal é colocar em um local ventilado e que receba algumas horas de sol.

As minhocas, especialmente as californianas, se alimentam dos resíduos e transforma em adubo, e o chorume que cai na última caixa é um bom pesticida natural.

O processo é simples mesmo! E para não ter dúvida na hora de fazer sua compostagem caseira, separamos três links que podem te ajudar:

1 – No canal Rio Grande Rural tem um vídeo com explicações da Emater sobre compostagem caseira

2 – Esse vídeo do canal da Revista Época também ajuda muito! Nele a herborista Sabrina Jeha mostra como usar resíduos orgânicos de casa para fazer adubo:

3 –  No “Assim Que Faz” tem dicas de como escolher o recipiente perfeito para fazer uma compostagem caseira:

Você sabia?

Se todo o resíduo orgânico produzido no Brasil fosse tratado com compostagem teríamos mais de 35 toneladas de húmus ao ano e isso ajudaria a reduzir as emissões de metano, os espaços ocupados em lixões e a poluição do solo, da água e do ar.

Gostou?  Comente aqui embaixo!

Não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram. Conheça também nossas opções de lotes.

Deixe um comentário