• Blog
  • Confira quais os 6 erros mais cometidos ao comprar um lote

Confira quais os 6 erros mais cometidos ao comprar um lote

Confira quais os 6 erros mais cometidos ao comprar um lote

Confira quais os 6 erros mais cometidos ao comprar um lote

Neste texto, você conferirá quais são os erros mais cometidos por pessoas que estão adquirindo um terreno e como fazer para evitá-los. Leia agora!

Comprar ou financiar um lote sem tomar a devida atenção a alguns detalhes pode fazer com que você tenha obstáculos com a própria utilidade que você dará ao terreno, ou até mesmo virar um problema judicial.

Por isso, preparamos este texto com 6 erros que são cometidos com frequência por compradores de lote, para que você fique atento a esses detalhes, conseguindo assim uma compra segura e satisfatória.

1. Esquecer de verificar o histórico da empresa

Sempre verifique quem é a empresa na qual você está prestes a fazer negócio. É importante conferir se ela já vendeu outros lotes (e quais foram eles) e visitá-los para saber se houve algum problema com os novos donos.

Confirme junto à prefeitura do seu município se o local está devidamente aprovado pelo órgão público. Além disso, confira se o corretor ou a imobiliária responsáveis contam com registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

2. Não conferir o posicionamento do lote

Existem diversos debates sobre qual o posicionamento ideal para um lote, principalmente no que tange a construção de casas, prédios ou qualquer tipo de estrutura que necessite de uma atenção especial para o sol ou vista.

Entretanto, é o próprio morador ou dono quem deverá decidir sobre qual o melhor posicionamento para o que ele almeja naquela construção. Recomenda-se evitar terrenos mais desnivelados, com riscos de desabamento ou que estejam em localizações perigosas.

3. Assinar o contrato de compra e venda de lote sem ler

É muito importante ler todo o contrato de compra do lote (ou de qualquer produto ou serviço) antes de assiná-lo. Lá constam todas as informações e deveres que o comprador e o atual proprietário devem seguir para que não existam problemas futuramente.

Caso você tenha dúvidas com relação ao conteúdo do contrato, peça ajuda a um advogado ou pessoa que tenha experiência na área, para que consiga lhe explicar de forma confiável.

4. Deixar de pesquisar sobre os custos do terreno

Um terreno não é algo barato, mas é possível encontrar terras com uma grande variedade de valores, já que eles são estipulados por diversos aspectos: tamanho do terreno, presença de declives, localização, etc.

Entretanto, desconfie se encontrar terrenos com um preço muito abaixo do mercado, pois pode significar que ele tenha algum problema ou até mesmo o proprietário (ou empresa) não ser realmente o dono daquele lote.

5. Não verificar se a empresa tem alvará de licença para obras

Ter apenas o projeto da construção aprovado não significa que o terreno está totalmente liberado para construir. O alvará de construção é um documento emitido pela prefeitura municipal. Ele atesta, junto ao órgão, que há um responsável técnico pela obra que será feita naquele espaço.

O documento também prova que essa construção foi aprovada pelas autoridades técnicas municipais, além de definir um prazo para a construção e quem será o responsável por ela. Tudo isso garante responsabilidade e legalidade, fundamentais para um bom negócio.

6. Não saber a documentação necessária ao comprar um lote

Saber quais documentos necessários para a compra de um lote auxilia na agilização do processo, já que o comprador poderá adiantar aqueles que demandam mais tempo para serem feitos.

Além disso, evita que o proprietário esqueça ou não forneça a documentação necessária, tanto para provar que ele é o atual dono do local, quanto para posteriormente lhe conceder todos os direitos sobre aquela terra.

Tudo pronto, agora é com você!

Assim, conhecendo os 6 principais erros cometidos ao comprar um lote, você poderá se precaver e adquirir um terreno de qualidade, por um bom preço e por meio de pessoas confiáveis.

E então, aprendeu sobre os erros mais comuns ao comprar um lote? Aproveite e confira o nosso infográfico com os documentos necessários para adquirir um terreno!

Tags:, , , ,

Deixe um comentário