• Blog
  • Construir aos poucos ou de uma vez? Saiba mais!

Construir aos poucos ou de uma vez? Saiba mais!

Construir aos poucos ou de uma vez? Saiba mais!

Construir aos poucos ou de uma vez? Saiba mais!

Não são poucas as pessoas que passaram a infância e talvez até a adolescência dividindo o quarto com os irmãos e dormindo nos famosos beliches. Racionalizar os espaços das casas enquanto a construção não ficava pronta em definitivo foi a saída encontrada por diversas famílias brasileiras nos anos 80, período marcado pela instabilidade econômica e elevados índices de inflação no país.

A imprevisibilidade da economia levou muitas famílias a optar pela construção das casas aos poucos, depois de algum período juntando capital para concluir mais um cômodo ou mais um andar. Em muitos casos, a casa só ficou do jeito que havia sido pensada inicialmente quando os filhos, já adultos, começavam a sair de casa para estudar em outra cidade ou formar sua própria família.

Além da questão financeira, outro ponto se colocou de uma forma decisiva para a geração que chegou à vida adulta nos anos 80: sair de casa era um passo natural, quando não imposto, logo que os jovens começavam a ter alguma independência financeira, especialmente se tivesse se casado, o que costumava acontecer perto dos 20 anos de idade em muitos casos.

Jovens, ainda sem formação profissional e normalmente em ocupações cuja renda não era das maiores. Restava pouca opção aos casais dos anos 80 a não ser construir suas moradias aos poucos, trabalhando duro e economizando muito para levar as etapas da construção.

Hoje, muita coisa mudou. Os jovens filhos dessa geração que batalhou décadas para construir a casa dos sonhos adotaram o chamado “comportamento canguru” e ficam na casa dos pais até mais tarde, sendo comum que passem – e muito! – dos 20 anos sem romper o cordão umbilical.

No entanto, a geração que cresceu em casas parcialmente prontas está chegando na faixa dos 30 anos se casando e olhando para o horizonte com a pergunta: vale a pena construir aos poucos como meus pais fizeram?

Planejamento

Construir a própria casa é uma experiência complexa, que exige alguns conhecimentos para evitar surpresas desagradáveis com pedreiros e fornecedores. Afinal, quem viu a casa dos pais sendo levantada aos poucos certamente se lembra de alguma passagem em que a obra causou dor de cabeça.

Planejamento é a palavra-chave. Com ele, a construção da sua casa pode sair bem mais barata do que a compra de um imóvel pronto. Caso você se sinta despreparado para gerenciar uma obra como essa, a principal dica é procurar um arquiteto experiente.

Dessa forma, esse profissional vai te ajudar a avaliar quais são as necessidades da sua obra. Um arquiteto experiente e com bons contatos no mercado pode incluir um bom mestre de obras, que pode te ajudar a gerenciar a equipe de profissionais que vai colocar a mão, literalmente, na massa.

A presença do engenheiro ou arquiteto, por sinal, é fundamental. Fazer um bom projeto, em que você repassa ao profissional os seus desejos e debate com ele as condicionantes para a realização da obra é fundamental para que o orçamento seja pensado de forma realista e dentro de um horizonte financeiro possível.

Financiamento

Algo que sem dúvida facilita a vida de quem deseja construir hoje, em comparação com quem tinha essa intenção há 30 anos, são os financiamentos, que possibilitam a chance de obter o montante para tocar a construção mais rapidamente, sem as interrupções tão famosas até os anos 80.

No entanto, é muito raro que os bancos financiem 100% do valor da construção, portanto, você precisa ter um montante para dar de entrada ou encontrar empresas que possibilitem o financiamento direto – algumas nem exigem comprovação de renda.

Por exemplo, se o valor total do seu imóvel pronto é de R$ 100 mil, você encontra uma linha de crédito com percentual financiável de 70%, significa que você precisará ter R$ 30 mil quando solicitar o financiamento.

A principal dica nesses casos é: financie o valor mínimo possível e respeite a sua capacidade de pagamento das mensalidades. Elas não devem representar mais de 30% dos seus rendimentos brutos, sob a pena de comprometer a sua saúde financeira.

Além disso, é comum que as pessoas tenham dificuldade com os termos presentes nas propostas de financiamento fornecidas pelos bancos, por conta de seus termos técnicos, por isso também é interessante ter um contador de confiança a quem recorrer em caso de dúvidas durante a análise da proposta.

Com as facilidades oferecidas pelas linhas de crédito, hoje em dia é mais fácil construir de uma vez, o que acaba barateando a obra globalmente. Segundo os especialistas, construir por partes acaba encarecendo a obra, já que, na maioria dos casos, os materiais acabam saindo por um preço melhor quando comprados em grandes quantidades.

Além disso, se a obra ficar parada por um longo período de tempo, aumenta a probabilidade de haver deterioração, o que vai exigir retrabalho na mesma estrutura.

Portanto, para quem decide construir a própria casa hoje, as interrupções tão comuns vividas pelas famílias há 30 anos atrás já não são mais a regra. As linhas de crédito facilitaram as coisas, mas, como vimos, ainda exigem que os aspirantes a proprietários juntem alguma economia para a entrada do financiamento e calculem com cuidado o potencial de pagamento das mensalidades.

Quer construir o seu imóvel de uma vez? A CBL oferece financiamento direto, sem comprovação de renda, e ainda te ajuda com a obra. Conheça nossos programas Facilita e Construtores.

Tags:, , , ,

Comentários (4)

  • Deolinda Leao da Silva

    |

    Boa noite eu gostaria de saber eu tenho um terreno e gostaria de construir os dois cômodo e vi no site cel q facilita financiamento eu gostaria muito do ajuda de vcs para me fazer um financiamento para construir dois cômodos

    Reply

    • Marina Buzz Me

      |

      Ei, Deolinda! Tudo bem? Claro! Você ficou interessada nos lotes em qual cidade? Podemos entrar em contato por esse e-mail do gmail? Abraços e conte conosco!

      Reply

    • Ianna Buzz Me

      |

      Olá, Francisca! Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo!

      Continue nos acompanhando para não perder nenhum detalhe.

      Abraços!

      Reply

Deixe um comentário