• Blog
  • Construir uma casa para vender é um bom negócio?

Construir uma casa para vender é um bom negócio?

Construir uma casa para vender é um bom negócio?

Construir uma casa para vender é um bom negócio?

Se você não é nenhum Roberto Justus dos investimentos, mas está cansado de ver seu dinheiro na poupança e sem render, construir um imóvel para vender pode ser uma boa ideia!

É claro que construir não é tão simples quanto aplicar dinheiro no banco, ainda mais se você precisa vender o imóvel depois, mas essa pode ser a solução para que você garanta um retorno de investimento em médio e longo prazo, e finalmente consiga realizar seus sonhos.

E por que é mais garantido ter um retorno de investimento assim? Porque loteamentos geralmente são lançados em bairros em crescimento e valorização, e eles contribuem muito com esse processo. Uma nova padaria, um box de crossfit, restaurante ou pet shop… Tudo o que nasce ao entorno contribui para que ao final da obra você consiga um bom valor no seu imóvel.

Seguindo essas dicas você não precisa ser nenhum mestre dos investimentos. Poderá traçar melhor suas estratégias de comprar um terreno para construir uma casa e depois vender.

O planejamento de custos

Faça as contas, liste os profissionais e compras necessárias, faça orçamentos e, se precisar, chame aquela prima que entende de matemática para te ajudar!

Lembre-se que você vai precisar garantir a compra do terreno (veja nosso texto “O que você precisa saber antes de comprar um lote”), documentações, projetos e aprovações, mão de obra, custo da edificação e reserva para outros gastos que possam surgir durante a obra.

Dica: Neste momento, é ideal que você pense e pesquise no que as pessoas têm buscado em uma casa. Será que na região, a busca por casas com piscina não é alta? Se a resposta for sim, pode ser uma boa inserir no seu projeto e aumentar seu potencial de venda.

Quanto do investimento inicial você já tem disponível?

Com os gastos listados, é hora de olhar para a carteira e analisar a sua situação. Você tem toda a quantia para garantir a fase inicial do investimento? E quanto aos outros gastos, como você pode planejar-se para não ter surpresas?

Repita com a gente: não existe investimento sem planejamento!

Analisar a empresa e conhecer a região.

Antes de decidir comprar o lote para construir, procure uma empresa séria com loteamentos legais e com toda a documentação necessária para investir sem dor de cabeça.

Busque também sobre os bairros onde estão localizados os empreendimentos: será que eles têm perspectiva de crescimento? A CBL, por exemplo, privilegia regiões próximas à estradas, shoppings e pontos turísticos, com amplo potencial de ocupação e valorização.

Dica: O ideal é sempre conversar com um especialista da empresa e conhecer o bairro pessoalmente. Lembre-se ainda que você terá que acompanhar a obra e, nesse sentido, quanto mais perto, melhor!

Curtiu as dicas, mas a sua ideia não é construir para vender e sim para alugar: veja nosso texto “Construir para alugar: o que levar em conta para fazer valer a pena”.

Boa sorte e conte com a gente para tirar suas dúvidas!

Deixe um comentário