• Blog
  • Dicas de decoração para as escadas da sua casa

Dicas de decoração para as escadas da sua casa

Dicas de decoração para as escadas da sua casa

Dicas de decoração para as escadas da sua casa

Ter uma escada bem no meio da sala vai além do recurso usado para o deslocamento de um andar para o outro. Essa estrutura ocupa um espaço físico e também visual. Existem inúmeros modelos de escadas e todas essas formas possíveis podem ser pensadas como um grande utensílio decorativo. O formato dos degraus, do corrimão, as cores usadas: são detalhes que fazem parte de toda a composição de um ambiente. Se, ao construir  ou reformar a sua casa, você optar por uma escada interna, use as nossas dicas de decoração para te inspirar:

1 – Textos na parte horizontal dos degraus

escada-familia

Que tal deixar o ambiente da sua casa repleto de poesia? A parte horizontal dos degraus da sua escada pode contribuir para isso. Palavras soltas que trazem boas vibrações ou até mesmo frases conhecidas dos seus autores favoritos. O layout desse texto nas escadas pode ser no estilo ‘preto no branco’ ou então usando algumas cores que dialoguem com o restante da decoração de todo o espaço. Combinar diferentes tipografias também pode ser uma boa ideia para deixar a sua escada ainda mais charmosa e elegante.

2 – Cores em degradê

escada-em-degrade-988764

Escadas internas são estruturas grandes que ocupam bastante espaço. Por isso, é importante que elas não quebrem a leveza dos lugares onde estão. Uma boa alternativa é usar as cores a seu favor. Tons leves e diferenciados de uma mesma cor ou de cores diferentes podem resultar em um belo arranjo degradê capaz de produzir efeitos visuais incríveis, transformando o subir e o descer numa experiência agradável e repleta de boas sensações.

3 – Use tapetes

tapete-escada-500x500

A imponência de uma escada pode claramente vir acompanhada de muita elegância e requinte. Uma das maneiras de alcançar esse resultado é cobrindo os degraus com tapetes. Existem vários modelos e formatos. Um longo tecido cobrindo toda a escada ou pequenas peças, uma em cada degrau. Além de decorar a sua escadaria, os tapetes sempre trazem muito conforto e aconchego para os ambientes.

4 – Um lugar para objetos de decoração

escada-personalizada-25-objetos-800x600

Deixar objetos espalhados pela escada pode não ser um sinal de desorganização ou coisa de criança. Isso pode ser usado a seu favor e como uma alternativa para compor o cenário da sua casa. Uma boa dica é usar os cantinhos dos degraus para colocar alguns utensílios. Pequenos vasos com flores, pilhas de livros, luminárias. Quem vai definir o que colocar será a sua criatividade. O importante é que esses elementos fiquem dispostos de maneira organizada e dando a entender a intencionalidade. Caso contrário, poderá deixar a impressão de que foram jogados ali de qualquer maneira.

5 – Monte uma estante

09-livros-escada-decoracao

A estrutura de uma escada deve ser pensada em sua totalidade, inclusive o espaço que fica debaixo dela. Para esses lugares o mais indicado é montar uma estante para guardar livros, objetos de decoração ou ainda outras opções que podem variar de acordo com o formato da escada e com o tamanho do espaço livre. No caso da estante ou de um armário, uma área que ficaria vaga poderá ser usada para guardar objetos e economizar outros espaços.

É importante pensar no formato e estilo da sua escada logo quando for projetar a sua construção. Toda a estrutura de degraus deve dialogar com o restante do ambiente, propondo um clima de harmonia, contribuindo para que a sua nova casa seja, de fato, seu novo lar.

Aproveite para conhecer os loteamentos da CBL. O lugar ideal com toda a estrutura necessária para você construir a sua casa do jeito que você sempre sonhou!

Deixe um comentário