• Blog
  • Dicas práticas para uma quarentena sustentável

Dicas práticas para uma quarentena sustentável

Dicas práticas para uma quarentena sustentável

Dicas práticas para uma quarentena sustentável

O mundo está quase todo isolado dentro de casa e por conta disso aumentou o consumo de água, de energia e também de plástico. Acontece que o isolamento social não deve ser desculpa para estimular hábitos pouco saudáveis para o planeta.

A pandemia pode acabar sendo responsável por um problema ainda maior que é o aquecimento global. Por isso, separamos algumas boas práticas possíveis de se ter dentro de casa que vão te ajudar a ser mais sustentável na quarentena.

Reduza o consumo de água para uma quarentena sustentável

Evite o desperdício de água

Menos água

Lave as mãos várias vezes ao dia por ao menos 20 segundos. Essa é a principal regra do momento, certo? Mas essa regra também tem gerado grande desperdício de água. É importante lembrar que a água é um recurso escasso e antes mesmo da pandemia o planeta já enfrentava uma crise de abastecimento. Esse cenário não mudou com o coronavírus e por isso, devemos investir em atitudes como:

  • Desligar a torneira enquanto ensaboamos as mãos. Um gesto simples que pode economizar até seis litros de água por minuto.
  • Tomar banhos mais curtos e usar menos água quente são outras boas práticas.
  • Atenção ao uso da máquina de lavar! Faça lavagens somente quando o cesto de roupa suja estiver bastante cheio, evitando o desperdício.

 

Como ser ecologicamente sustentável na quarentena?

Apague sempre a luz quando sair de um cômodo

Menos energia

Economizar energia também é mais simples do que parece. E praticamente tudo pode ser feito sem sair de casa. Você pode começar repondo as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes ou de LED, por exemplo, que têm maior tempo de uso e gastam menos energia. Quando terminar de usar um eletrodoméstico, certifique-se que ele esteja desligado e não somente em modo stand-by. Seu aparelho pode parecer desligado, mas em stand-by ele ainda consome bastante energia. E não se esqueça de apagar sempre a luz ao sair de um cômodo. Fazendo essas pequenas mudanças, você reduz suas emissões de CO2, sua conta de luz e consegue ser mais sustentável na quarentena.

 

Como ser mais sustentável durante a quarentena?

O coronavírus sobrevive muito mais no plástico

Menos plástico

O uso de sacolas plásticas aumentou enormemente nos últimos meses. Muita gente acredita que os alimentos enrolados em plásticos sejam mais seguros para consumo. Mas as pesquisas apontam justamente o contrário. Um estudo do New England Journal of Medicine descobriu que o vírus sobrevive muito mais no plástico do que em qualquer outro material, o que coloca em questionamento a segurança das sacolas. Isso significa que é muito melhor escolher produtos embalados em vidro, ou papelão, além de ser a escolha mais ecológica.

 

Para você que vai construir a sua casa dos sonhos no lote da CBL, clique aqui e veja o que pode ser colocado em prática na construção de uma casa verde.

Outra atitude sustentável para quem já garantiu o seu lote e construiu sua moradia é cultivar a sua própria horta. Descubra as vantagens aqui.

Quer receber mais dicas como essas no seu e-mail? Então assine a nossa newsletter. Não deixe de conhecer também todas as nossas opções de lotes.

Agora comente se você já está adotando boas práticas na sua casa ou se vai precisar repensar seus hábitos. 

Deixe um comentário