• Blog
  • Entenda como o aluguel pode impactar sua renda mensal

Entenda como o aluguel pode impactar sua renda mensal

Entenda como o aluguel pode impactar sua renda mensal

Entenda como o aluguel pode impactar sua renda mensal

Você sabia que os gastos com aluguel podem consumir mais da sua renda familiar mensal do que a prestação de um imóvel? De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o impacto da despesa com o aluguel no orçamento das famílias brasileiras pode chegar a mais de 20% (2010).

O valor do aluguel é reajustado anualmente e costuma ser calculado sobre três índices, que podem variar de acordo com a inflação do País, o que não te dá a garantia prévia de quanto a mais você pagará ao final de cada ano.

Entenda os índices:

 IGP-M: é o mais utilizado no aluguel. Ele avalia a inflação de preços variados desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.  É calculado pela FGV.

– IPCA: reflete o custo da vida das famílias brasileiras com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. É medido pelo IBGE entre os dias 1º e 30º de cada mês.

– INPC: mostra a variação dos preços no mercado varejista, em serviços e produtos mais básicos, na vida da população que ganha até 5 salários mínimos. Medido pelo IBGE.

É por isso que você deve avaliar se vale a pena, para o seu orçamento, alugar um imóvel, pois muitas vezes, com o mesmo valor mensal do aluguel, você pode investir na casa própria por meio de um financiamento e, com o pagamento, ter a amortização das parcelas do seu imóvel.

Assim, você evita aquela sensação de “dinheiro jogado fora” toda vez que pagar o aluguel, já que mesmo efetuando o pagamento mensal do valor estipulado, não estará morando em uma casa que será sua algum dia e que poderá valorizar, trazendo lucros futuramente.

Organize seu orçamento doméstico com a planilha financeira que preparamos para você.

BAIXE AGORA!

Deixe um comentário