• Blog
  • Quais são as etapas de construção de um loteamento?

Quais são as etapas de construção de um loteamento?

Quais são as etapas de construção de um loteamento?

Quais são as etapas de construção de um loteamento?

Você conhece as etapas de construção de um loteamento? Antes dos lotes estarem liberados para seus futuros moradores, o local passa por diversas fases de obras até serem entregues com infraestrutura completa e de qualidade.

A CBL, maior em lotes do Espírito Santo, já lançou 19 bairros planejados no estado. Grande parte deles está pronto para construir e apenas 4 estão com obras em andamento: Bella Viana Park, Flora Park II, Laguna Park e Alta Ville.

Com atenção em cada processo, adotamos um rigoroso padrão nas técnicas aplicadas, trazendo alternativas ambientalmente sustentáveis e que levem mais segurança, bem-estar e garantia de valorização para os clientes CBL.

Veja mais sobre as diferentes etapas de construção de um bairro planejado a seguir!

1ª fase: Topografia

Inicialmente ocorre a marcação da poligonal do empreendimento, ou seja os limites da área que o loteamento ocupará, posteriormente a locação das quadras, ruas e lotes. Estas locações são feitas baseadas no projeto urbanístico que foi aprovado pela prefeitura local.

Todas as etapas seguintes são precedidas por demarcações topográficas baseadas em projetos aprovados pela prefeitura local e concessionárias de água, esgoto e energia elétrica.

2ª fase: Terraplanagem

Responsável pela conformação do terreno existente. Contempla escavações e aterros para definir layout final de ruas e quando necessário os lotes.

3ª fase: Drenagem

Sistema de coleta da água de chuva. Faz-se a abertura de valas para colocação dos tubos que irão coletar as águas, estas são captadas por caixas e direcionadas pela tubulação até o lançamento final.

4ª fase: Esgoto

Instalação de tubulação que coletará o esgoto doméstico que será gerado pelas futuras residências do loteamento. Inicialmente faz-se as aberturas de valas para instalação dos tubos e posterior reaterro. O esgoto produzido será levado a rede de esgoto existente do município e quando não houver, será construído uma Estação de Tratamento de Esgoto para recebimentos dos efluentes domésticos. 

5ª fase: Água

Construção de rede de distribuição de água para abastecer as residências no empreendimento. Da mesma forma abrem-se valas para instalação dos tubos e posterior reaterro. 

6ª fase: Pavimentação

Depois de todas as intervenções nos arruamentos, necessárias para a instalação das tubulações acima mencionadas, inicia-se a pavimentação. Consiste na conformação das ruas dando caimentos necessários para que as caixas de coleta de água de chuva recebam a contribuição. A área das ruas é então revestidas com o pavimento, podendo ser com aplicação de asfalto ou em peças pré moldadas em concreto. Instala-se também os meio fio para a delimitação das ruas.

7ª e 8ª fase: Iluminação e Rede Elétrica

Instalação de postes, cabos, transformadores e luminárias ao longo das ruas do loteamento, possibilitando a entrega da energia aos domicílios e a iluminação das vias. 

Todas essas etapas de construção de um loteamento são importantes e têm como objetivo oferecer muito mais do que um lote, e sim um conceito de vida. Então, por maior que seja a ansiedade, a espera para concretizar o seu sonho vale a pena!

E para você que ainda vai comprar um lote, que tal construir sua história e a da sua família com a gente? Temos terrenos em Aracruz, terrenos em Vila Velha, terrenos em Serra, terrenos em Viana, terrenos em Nova Venécia, terrenos em Linhares e terrenos em Colatina.

Conheça mais sobre a CBL e todos os nossos loteamentos! Clique aqui e descubra 5 motivos para investir conosco.

Não esqueça de curtir nossa fanpage no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram!

Deixe um comentário