• Blog
  • Festa em Serra: a cidade comemora São Benedito

Festa em Serra: a cidade comemora São Benedito

Festa em Serra: a cidade comemora São Benedito

Festa em Serra: a cidade comemora São Benedito

A Festa de São Benedito, realizada oficialmente desde 1826, atrai um público de mais de 100 mil pessoas do Estado do Espírito Santo para a cidade de Serra todos os anos nos dias 25, 26 e 27 de Dezembro. A festa de caráter pagão-religioso é comemorada em homenagem ao santo negro que segundo a tradição, passada oralmente de pai para filho ao longo dos anos, socorreu um navio naufragado que carregava escravos pela costa do Espírito Santo. Ao se desesperarem com a morte iminente invocaram a proteção de São Benedito. De acordo com a história, graças às preces, os escravos conseguiram sobreviver abraçados ao mastro que se desprendeu do navio e os levou até à praia.

Dessa forma, a tradição da festa gira em torno do mastro simbólico, sendo caracterizada pela sua cortada, puxada, fincada e retirada. Acompanhe todas as etapas da festa e prestigie essa tradição serrana:

1 – A cortada se dá no primeiro domingo após o dia 8 de dezembro. Homens se embrenham nas matas de Serra-Sede em busca do mastro que protagonizará as comemorações daquele ano. Eles cortam um tronco verde e úmido que é trazido da mata por três juntas de bois com ornamentação festiva de cangas enfeitadas com folhas e flores silvestres. Os homens, chamados de “pés-descalços”, são acompanhados por outros vestidos com galas que representam os feitores. O cortejo é acompanhado das Bandas de Congo e Banda de Música Estrela dos Artistas.

2 – Os festejos prosseguem no dia 25 de dezembro, com a procissão de São Benedito. Após a procissão as pessoas seguem até o bairro de Caçaroca para buscar o navio que representa o navio negreiro da história, feito sob um carro de boi, todo ornamentado e iluminado de acordo com as características da festa. O nome PALERMO escrito no navio se dá pela razão de São Benedito ter nascido na Cidade de Palermo, Capital da Sicília, Itália. Ele é puxado pelas principais ruas da cidade através de uma corda pelos fieis que pagam suas promessas e sobre ele vão algumas crianças representando marinheiros.

Festa-Sao-Benedito

3 – Só no dia 26 o mastro é colocado em cima do navio. Às 17 horas, o navio é puxado novamente pelos fieis que depois o retiram e o fincam em frente à Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição: é a fincada do mastro. Os tambores das Bandas de Congo não param de tocar acompanhando todo o processo junto com a Banda de Música Estrela dos Artistas que entoa o “VAPO” uma melodia tradicional do povo serrano, autoria de Chico Riquinta.

4 – O mastro permanecerá por lá até o domingo de Páscoa, quando é feita a sua derrubada em frente à Igreja Matriz.

Agora você já está pronto para apreciar de verdade uma das manifestações culturais mais tradicionais do nosso Estado. A edição de 2016 está chegando, então prepare-se para curtir essa festa que toma a cidade. A CBL, empresa que apostou no desenvolvimento urbano do município apoia os festejos culturais que só valorizam o turismo e a visibilidade da Serra, trazendo ainda mais qualidade de vida aos seus moradores.

Deixe um comentário