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  • Conheça a documentação necessária para a aquisição de um lote.

Conheça a documentação necessária para a aquisição de um lote.

Conheça a documentação necessária para a aquisição de um lote.

Conheça a documentação necessária para a aquisição de um lote.

Na hora de comprar o tão sonhado lote, é muito comum se perder em meio a toda papelada. Não mais! Para descomplicar de uma vez por todas, a CBL preparou para você este artigo e você vai ficar sabendo dar nome aos bois, quer dizer, o que fazer em cada etapa.

Você pesquisou bastante, passou em frente uma, duas, três vezes ou mais, foi chegando devagar que nem passarinho, com toda cautela, procurando uma empresa sólida e confiável para compartilhar seu sonho. Essa história soa familiar?

Isso é mais comum do que imagina! Afinal, estamos falando de um dos maiores sonhos de todo brasileiro: a casa própria!

A lição de casa está feita, você sabe onde está pisando: conheceu o histórico da empresa, a competência dos funcionários, os empreendimentos existentes, o compromisso da entrega…

Lote escolhido, condições de pagamento negociadas, crédito aprovado, agora que são elas! E a documentação, como fica? Mas de qual documentação estamos falando, nesse caso?!

Quem vai dar as dicas pra gente, é o nosso Gestor Jurídico e de Relacionamento Dr. Pietro Sarnaglia.

Documentos Pessoais

Tenha em mãos seus documentos pessoais, tais como CPF, RG, CNH, Certidão de Nascimento (no caso dos solteiros) e/ou de Casamento (para os casados), Comprovante de Endereço (contas de luz, telefone, IPTU) e Comprovantes de Renda (contracheques, Declaração do Imposto de Renda do último ano, despesas no seu nome, movimentação bancária em conta corrente).

Certidão de Casamento com Averbação

Mesmo que o proprietário conste como solteiro na certidão de propriedade do terreno, será preciso verificar se não casou. Nessa situação, além das certidões que comprovem de fato o estado civil do comprador, será preciso fazer a Averbação junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

Certidão de Propriedade do Imóvel (Lote)

Tendo esse documento em mãos, pode-se levantar o histórico do terreno, descobrindo se já foi vendido, hipotecado, arrendado ou até se está em disputa judicial. Portanto, esse documento deve ser atualizado junto ao Fórum, embora em muitas cidades se consiga fazer no cartório.

Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU)

O vendedor deverá apresentar o carnê ao comprador, nele constando a metragem do terreno, localização exata de acordo com o registro da prefeitura e o valor venal, isto é, da venda.

Certidão Negativa de Débitos (CND)

Este documento pode ser solicitado sem nenhum custo para o proprietário ou comprador, e em muitos casos, consegue-se tirar pelo próprio portal de serviços no site da prefeitura. A importância desse documento é garantir que não há nenhum valor pendente.

Dica de Ouro:

Acrescenta Dr. Pietro: “É preciso entrar em contato com um corretor de imóveis que é o profissional especializado em transações imobiliárias e apto a sanar toda e qualquer dúvida sobre o terreno e sobre o negócio.”.

Outro ponto é, no tocante a documentação exigida, todas as partes compradoras precisam apresentá-los, ou seja, se for um casal, as duas pessoas terão de fazê-lo, mesmo que a renda de apenas uma delas seja suficiente.

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