• Blog
  • Horta em casa: 5 vantagens para você cultivar a sua própria

Horta em casa: 5 vantagens para você cultivar a sua própria

Horta em casa: 5 vantagens para você cultivar a sua própria

Horta em casa: 5 vantagens para você cultivar a sua própria

Já imaginou ter uma horta em casa? Poder ter acesso a vegetais frescos, livres de agrotóxicos e ainda por cima economizar. Não são poucas as vantagens de cultivar a sua própria horta em casa! Por isso listamos algumas das vantagens e também algumas dicas para você aproveitar essa oportunidade.

Horta em casa: cinco vantagens

1) Comida de verdade

Não há dúvidas que a alimentação é, hoje, uma das grandes preocupações das pessoas em todo o mundo. Com a influência dos alimentos sobre a nossa saúde, todo queremos nos certificar de que estamos ingerindo comida saudável. Portanto, ter uma horta em casa é a garantia máxima da procedência de que os vegetais presentes na mesa são saudáveis e livres de excesso de defensivos agrícolas.

2) O meio ambiente agradece

Cultivar vegetais numa horta é uma atitude sustentável por diversos motivos. Primeiro, ao dispensar o deslocamento para fazer as compras, você já deixar de realizar a pressão pela fabricação de sacolas plásticas e demais itens necessários para fazer o transporte das hortaliças. Ou seja, para começar, você produz menos lixo.

Além disso, a horta caseira ainda evita o estímulo ao desmatamento e também não polui os rios e o solo.

3) Você mais relaxado

Na correria do dia-a-dia, é comum que não tenhamos tempo para alguma atividade de relaxamento. E a necessidade de cuidar da horta para mantê-la saudável pode significar essa brecha para pensar em outras coisas além do trabalho e dos problemas. Afinal, você vai precisar lidar com a terra e com a natureza, o que sempre é uma ótima oportunidade para pensar um pouquinho nas belezas que a vida pode nos proporcionar.

E ter um hobby é sempre importante para ajudar a desestressar da correria do cotidiano.

4) Entrando na linha

Cultivar seus próprios vegetais certamente vai fazer com que você aumente os seus conhecimentos sobre esses alimentos e isso pode ter um efeito indireto interessante: você pode se sentir mais motivado a seguir uma alimentação balanceada e que valorize a presença desses itens no seu menu. Até porque, você vai desejar que o seu esforço no cultivo seja recompensado com o consumo da sua produção.

5) Ainda dá para aprender

Se você tiver crianças em casa, ter uma horta é um meio excelente para ajudar os pequenos a compreender que os alimentos não vêm do supermercado. Para que eles existam, é necessário esforço, cuidado e dedicação, por isso eles devem ser valorizados, jamais desperdiçados. Afinal, é um pequeno milagre que a terra nos forneça todos esses bens.

Estimular as crianças a participar do cultivo e entender o funcionamento da produção de alimentos certamente pode ajudar a formar cidadãos mais conscientes.

Mas… Como montar minha horta?

O primeiro passo para montar uma hora que tenha possibilidade de te oferecer bons resultados é escolher o local onde ela vai ser instalada ou construída. Para hortaliças, o local deve receber de quatro a seis horas de luz solar por dia e ser protegido do vento.

Se o seu terreno receber muita incisão solar, uma alternativa é intercalar as hortaliças com plantas maiores, que vão sombrear as menores. Outra opção é usar sombrite para diminuir a incidência de luz solar.

Ainda em relação à luz, você deve estar ciente de cada planta tem uma necessidade específica de luz e que isso vai influenciar no posicionamento dela dentro da horta.

O solo que vai receber a horta deve ser delimitado por alguma barreira física, para evitar que a chuva carregue a terra e os nutrientes, causando a erosão do solo.

Ainda em relação ao solo, ele deve ser fofo, para permitir a entrada de água e nutrientes. A regação deve ser estudada de acordo com a necessidade de cada espécie, mas o solo jamais deve ficar encharcado, pois isso facilita a proliferação de fungos e bactérias que podem levar suas plantas a adoecer.

Para a renovação das mudas, é recomendável fazer o uso de sementeiras, ambiente separados onde as novas mudinhas serão cultivadas. Quando as novas folhinhas começaram a se desenvolver será o momento de fazer o transplante definitivo para a horta.

Os demais passos para uma horta produtiva e saudável é ter cuidado com a adubação. Estude a necessidade de cada espécie e fique atento ao uso de restos do lixo doméstico, como cascas de frutas e de ovos. Elas contém nutrientes úteis, que podem ser utilizados e impedir a necessidade de comprar adubos químicos.

Gostou? Comenta aqui embaixo as suas dicas!

Siga a gente no Facebook e Instagram. Conheça também nossas opções de lotes.

Comentários (1)

Deixe um comentário