• Blog
  • 3 motivos para morar em Linhares

3 motivos para morar em Linhares

3 motivos para morar em Linhares

3 motivos para morar em Linhares

História, reservas naturais, emprego… Conheça alguns motivos para morar em uma das cidades mais belas do estado do Espírito Santo.

Já se imaginou morando em um dos lugares mais belos do Espírito Santo? Um local muito bem planejado com infraestrutura, investimentos na área de pavimentação, paisagismo e crescimento da economia.

Parece bom demais para ser verdade? Mas esse local existe! Estamos falando da cidade de Linhares.

Chegou o momento de você conhecer alguns motivos para escolher a melhor cidade para se morar e construir o seu sonho de ter uma casa própria.

História

O município é um local histórico. Segundo dados da Prefeitura, a vigilância ao tráfico de ouro através do Rio Doce é que deu origem ao Povoado de Coutins, onde, em 1800, foi implantado o Quartel Militar, com o mesmo nome, que fazia a proteção da navegação do rio Doce. Os índios do grupo Botocudos, nação Gês ou Tapuias, primeiros donos da terra, resistiam tenazmente a qualquer colonização branca na área e assim o fizeram, até que armas superiores às suas os dizimaram totalmente. O primeiro povoado foi inteiramente destruído por ataques dos índios botocudos. E em 1809, outro povoado foi levantado no mesmo lugar, recebendo o nome de Linhares, em homenagem a D. Rodrigo de Souza Coutinho, o Conde de Linhares.

Reservas naturais

Além de ser um município preocupado com a preservação ambiental, a região possui quatro reservas florestais para se conhecer:

Reserva Natural da Vale: mantém preservados 40% da Mata Atlântica do Espírito Santo, e está localizada a 30 km da sede de Linhares. A Reserva Natural Vale em Linhares é uma das Áreas de Conservação mais bem protegidas da América do Sul. É um dos 14 centros de alta diversidade e endemismo do Brasil e recebeu da UNESCO, em 1999, o título de Patrimônio Natural da Humanidade e em agosto de 2008 o de Campus Avançado da Rede da Biosfera da Mata Atlântica.

Floresta Nacional de Goytacazes: é a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira maior em extensão do Brasil. São 1,3 mil hectares de verde e animais silvestres. Quem mora em Linhares tem como vizinhos animais como pica –pau, veado, tamanduá, jacutinga, macaco-barbado, espécies de cobras (jiboia, bouipeva, jararaca), entre outros. Também é possível encontrar árvores centenárias, jequitibás, jacarandá e outras espécies remanescentes do processo de desmatamento.

Unidade Municipal de Conservação de Degredo: fundada em 2010: está localizada a 62 km do Centro de Linhares. A área possui 2.500 hectares de extensão. Sua vegetação de restinga abriga centenas de espécies de orquídeas e bromélias selvagens. O litoral deserto é área de desova de tartarugas marinhas.

Reserva Biológica de Comboios: distante apenas 7 km da vila de Regência Augusta, foi criada em 1984 para proteger a fauna e a flora. É área de desova das tartarugas gigante ou de couro (Dermochelys coriácea) e cabeçuda (Caretta caretta). Por isso, tornou-se sede de uma das bases do Projeto Tamar. Ao longo dos 37 km de praias, são observadas plantas características de restinga, e animais ameaçados de extinção, como a preguiça de coleira, o tamanduá-mirim e o ouriço caixeiro.

Emprego

De acordo com informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged). Os setores que mais geraram emprego no município foram indústria, comércio, serviços e construção civil. A cidade de Linhares é o 5º município que mais gerou empregos formais no Estado em 2018.

Viu como são tantos os motivos para escolher morar na cidade de Linhares? O melhor disso, é que a CBL pode te ajudar a realizar o sonho de ter a sua casa própria. Clique aqui, e conheça os nossos empreendimentos na região.

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário