• Blog
  • O telhado certo para deixar sua casa mais fresca

O telhado certo para deixar sua casa mais fresca

O telhado certo para deixar sua casa mais fresca

O telhado certo para deixar sua casa mais fresca

Tão importante quanto analisar a entrada do sol pelos cômodos de uma casa é pensar na estrutura de sua cobertura, afinal é ela que recebe os raios solares durante praticamente o dia todo e é através dela que entra a maior parte do calor para dentro das residências. Portanto, é fundamental pensar em maneiras para isolar o espaço interno do meio externo. Reunimos algumas dicas para deixar sua casa mais fresca através da sua cobertura:

1 – Materiais isolantes

O barro é um material que conduz menos o calor do que os demais e é largamente utilizado pelo Brasil afora. Proporcionam ótima barreira térmica mantendo o ambiente interno mais fresco que o meio externo. É mais eficiente nesse sentido do que telhas de alumínio, aço ou fibrocimento.

As telhas térmicas que sempre foram mais usadas em edificações industriais, rurais e comerciais tiveram grande aceitação em obras residenciais por conta da facilidade de instalação, manutenção barata e pelos preços atrativos. Proporciona excelente isolamento térmico e acústico, e consequentemente gera economia na conta de energia por diminuir a necessidade de sistemas de climatização. Seu núcleo isolante bloqueia até 95% do calor.

É possível também o uso de mantas de subcobertura que além de fornecerem isolamento térmico e protegerem o interior da casa contra eventuais infiltrações pelas frestas entre as telhas, as chatas goteiras. As mantas podem ser aluminizadas (são brilhantes e refletem o calor) ou podem ser uma espuma isolante (geralmente branca e mais espessa).

Além disso, é possível transformar um material ruim do ponto de vista térmico e acústico, como as telhas metálicas, fazendo delas um sanduíche. Placas desse tipo apresentam uma camada de poliuretano ou de outro material isolante entre duas placas de telha metálica, ou simplesmente uma única telha metálica com revestimento inferior. Com esses materiais de preenchimento que possuem baixo coeficiente de condutividade térmica, o isolamento térmico se aproxima do das telhas de barro.

Telha-Termica

2 – Telhados Verde

Os tetos-jardim são ótimas opções para melhorar o isolamento térmico da laje de cobertura, já que a terra e a vegetação são potentes isolantes naturais. A terra ainda quando molhada de chuva demora ainda mais para se aquecer e da mesma maneira como ela protege a casa do ganho de calor no verão, a terra também impede a perda de calor no inverno, sendo vantagem em todas as épocas do ano. Já falamos nesse post como implantar um telhado verde na cobertura da casa.

Na mesma linha verde também existem os espelhos d’água que formam uma camada de água protegendo a laje da incidência direta do sol. A água demora mais para esquentar do que a laje exposta diretamente mantendo o interior da casa mais fresco.

Além do isolamento térmico essas ações também ajudam a proteger e prolongar a vida útil das mantas de impermeabilização que se deteriorizam com a constante dilatação e contração que por sua vez provocam fissuras na construção.

Telhado-correto

3 – Pintura

Foi comprovado cientificamente pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley na Califórnia, que os telhados pintados de branco refletem até 90% da luz solar enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo. Assim, as cidades com mais telhados brancos sofrem menos com as ilhas de calor e ajudam a combater o aquecimento global. Com a temperatura interna da casa diminuindo, também se reduz a necessidade de sistemas de climatização, como ar condicionado, reduzindo por sua vez o consumo de energia e as emissões de CO2. O movimento One Degree Less, lançado pelo gerente técnico do Greenbuilding Council Brasil, Marcos Casado, propaga a ideia de que um telhado branco de 100 m² compensa cerca de 10 toneladas de gás carbônico, o equivalente à emissão anual de uma típica casa americana. Ou seja, você deixa sua casa mais fresca, economiza na conta de energia e contribui para o ambiente.

Telhado-Branco

Comentários (1)

  • alberto alexandre

    |

    Que linda Casa!!! Além de ter uma casa livre do calor tem uma maravilhosa pintura de casa!!

    Reply

Deixe um comentário