• Blog
  • Os benefícios da Ventilação Cruzada

Os benefícios da Ventilação Cruzada

Os benefícios da Ventilação Cruzada

Os benefícios da Ventilação Cruzada

A Ventilação Cruzada é um recurso de circulação natural de ar elaborado ainda na planta do imóvel e consolidada na hora da construção. A casa fresca e bem ventilada é alcançada a partir do formato e disposição das paredes, janelas e portas.

Uma vez implementada, essa técnica pode influenciar o clima interno de uma casa e até o valor da conta de luz. É importante se atentar para o fato de que é muito mais fácil e prático efetivar esse mecanismo na hora de construir do que posteriormente, em uma reforma.

Conforto térmico, ambientes arejados e economia com o ar condicionado. Para garantir todos esses benefícios através da Ventilação Cruzada, é importante identificar como se dá a rotação predominante dos ventos na região onde se pretende arquitetar a casa.

Os benefícios da ventilação cruzada

Um dos fatores arquitetônicos determinantes para influenciar a circulação natural de ar é o Pé Direito, que é a altura do espaço vago entre o piso e o teto. Como o ar quente é mais leve do que o frio, nos espaços com um pé direito mais alto o ar quente se concentra mais próximo do teto, garantindo ar fresco ao resto do cômodo. Essas paredes mais longas ainda podem ser elaboradas sob o ponto de vista estético, atribuindo mais elegância ao ambiente.

Como funciona na prática

No passo a passo abaixo, é possível entender melhor a lógica da Ventilação Cruzada:

1 – Entre em uma sala com, no mínimo, duas janelas, independente da direção do vento;
2 – Feche as duas janelas;
3 – Depois de alguns instantes, abra apenas uma das janelas. Nesse momento, será possível sentir o ar entrando de maneira branda, mas já suficiente para deixar o clima do lugar mais fresco. Porém, em poucos minutos, não haverá mais espaço para o ar ser renovado. Com isso, a temperatura deixará, gradativamente, de ser temperada com o novo ar e passará a se nivelar com a condição natural do ambiente;
4 – Desta vez, abra as duas janelas. Nesse caso, haverá uma circulação maior e mais frequente de ar no ambiente. Assim, o clima permanecerá fresco constantemente.

Os benefícios da ventilação cruzada

No exemplo acima, foi desconsiderado qualquer estudo sobre a velocidade e direção do vento na suposta localização do imóvel, fator que fará com que a Ventilação Cruzada seja ainda mais eficaz.

Normalmente, em uma cidade, os pontos com maior ventilação se dão nas regiões mais elevadas ou próximas do mar. A CBL possui empreendimentos em áreas que reúnem todas essas características, além de uma completa infraestrutura feita para proporcionar conforto e muita qualidade de vida.

Conheça nossos empreendimentos.

Deixe um comentário