• Blog
  • Quais são as etapas de uma obra para construir uma casa?

Quais são as etapas de uma obra para construir uma casa?

Quais são as etapas de uma obra para construir uma casa?

Quais são as etapas de uma obra para construir uma casa?

Construir a casa própria, do jeito que você sempre sonhou, requer um bom planejamento financeiro e de obra. Nossa modalidade de lote + construção é uma excelente opção para viabilizar a realização desse sonho para você. Mas antes, que tal conhecer mais um pouco sobre cada etapa do processo de construção de uma casa? Acompanhe o post de hoje e saiba mais!

1 – Escolha do terreno

etapas de obras de uma casa

Comprar seu terreno com uma loteadora é uma ótima opção! Isso porque a CBL entrega lotes com toda a infraestrutura pronta para você construir sua casa: terraplanagem, pavimentação, drenagem pluvial, esgoto, rede de água, paisagismo, iluminação, o que já é um imenso adianto para sua obra, uma vez que ela já passou por todas as etapas de construção de um loteamento

2 – Planejamento

etapas de obras de uma casa

Depois de escolher onde será sua casa, é hora de sentar e planejar. Crie listas, planilhas e organogramas que vão te ajudar a visualizar melhor prazos, gastos e uso de materiais. Sem essa etapa bem feita, você pode ter problemas lá na frente para construir a casa, então se dedique bem, mesmo que leve um tempo! 

3 – Seleção dos profissionais

etapas de obras de uma casa

Hora de escolher quem vai te ajudar a colocar todos os planos em ação. Você vai precisar, principalmente, de contratar um arquiteto, um engenheiro e um mestre de obras. Com eles, você também vai conseguir conversar melhor sobre o projeto e ter auxílio no planejamento de construção da casa.

4 – Alvenaria

etapas de obras de uma casa

Como a CBL já adianta a fase de fundação, você vai começar pela alvenaria, já erguendo as paredes e dando início a construção da casa. O mestre de obras vai solicitar materiais como tijolos, cimento, areia, etc.

Essa fase vai demorar conforme os materiais escolhidos, condições climáticas e tamanho da equipe. Converse sempre com seu pedreiro e combine visitas acompanhadas de seu arquiteto para verificar se tudo está certo. Nossa dica na hora de construir a casa é investir em materiais de qualidade para ficar livre de problemas por muitos anos.

5 – Estrutura 

etapas de obras de uma casa

A etapa de estrutura corresponde à instalação de colunas e vigas que darão sustentação à casa. Existem muitos tipos de estruturas e a mais comum para construir casas é a de concreto armado. Os outros tipos de estruturas que vêm ganhando mercado são a alvenaria estrutural, steel frame e tijolo ecológico. 

6 – Instalação elétrica e hidráulica

etapas de obras de uma casa

Os sistemas que ficam por dentro das paredes são instalados neste momento: antes da finalização delas. Além de cabos e canos, é a hora de acrescentar o quadro de distribuição de energia, conexões e fios. Se o projeto incluir um sistema de gás e ar-condicionado, nesta etapa da construção da casa também é instalada a estrutura interna para a colocação deles. Desta forma, não será necessário quebrar as paredes depois.

7 – Laje e telhado

etapas de obras de uma casa

Agora sim sua casa começa a tomar mais forma! Após a instalação dos canos e tubos nas paredes, é construída a laje, que faz parte da estrutura que dá sustentação à casa e, por isso, deve seguir rigorosamente o projeto estrutural. Em seguida, é feito o telhado, que pode ser exposto ou embutido e usar telhas de cerâmica, fibrocimento, concreto, ecológica, PVC, entre outros materiais. 

8 – Acabamento

etapas de obras de uma casa

O primeiro passo da fase de acabamento é a instalação de esquadrias. Depois, vem o contrapiso, revestimentos de reboco ou gesso, revestimentos e pisos e colocação de peças sanitárias e bancadas. Por fim, é feita a instalação de portas e vidros, torneiras, tomadas e iluminação. Depois dessas etapas, a casa está praticamente pronta, restando apenas a pintura e serviços complementares, como a jardinagem e a limpeza pós-obra.

Gostou do post? A CBL te ajuda a sair do aluguel e ter sua casa própria. Fale agora com um de nossos consultores de vendas!

Deixe um comentário