• Blog
  • Qual a melhor opção: alugar, comprar ou construir?

Qual a melhor opção: alugar, comprar ou construir?

Qual a melhor opção: alugar, comprar ou construir?

Qual a melhor opção: alugar, comprar ou construir?

Em todo o Brasil, mais de 13 milhões de famílias almejam comprar um imóvel em até dois anos, segundo estudo da Datastore, empresa especializada em pesquisas do setor imobiliário. No entanto, o sonho da casa própria pode vir acompanhado de muitas dúvidas. Afinal, há diversas formas de fazer isso acontecer. Uma série de fatores pode pesar na hora de tomar essa decisão, por isso, no post de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre as três opções: alugar, comprar e construir. 

Comprar casa pronta requer uma grande entrada

À primeira vista, comprar uma casa pronta pode ser uma boa opção para quem tem necessidade imediata de se mudar e quer aproveitar as vantagens de morar em uma casa, mas essa alternativa pode ter alguns impedimentos. Hoje, para realizar um financiamento bancário, é necessário dar, no mínimo, 20% de entrada, um valor que tende a ser bem alto. Além disso, a quitação do imóvel pode levar anos.

Apesar da vantagem do imediatismo, nem sempre a casa pronta estará totalmente funcional ou do jeito que você quer e precisa, necessitando de reformas que vão levar tempo e custar ainda mais dinheiro. Por isso, é preciso avaliar muito bem suas opções para ter uma casa própria. 

Aluguel não oferece um investimento para o futuro

O aluguel é a situação atual da maioria das pessoas que sonham com a casa própria. Por mais que seja barato em curto prazo, a grande desvantagem do aluguel é que o dinheiro que você gasta pagando este valor na maioria das vezes mensal só tem a finalidade de garantir a sua permanência no imóvel durante o período de contrato. Depois disso, esse dinheiro não terá trazido nenhum tipo de rentabilidade.

Construir sua casa é a melhor opção

Ao construir sua casa própria, você tem controle sobre todas as etapas: desde a procura por lotes à venda, até cada detalhe da decoração, o que já é uma enorme vantagem. A construção também se mostra uma alternativa vantajosa financeiramente, podendo ser até 30% mais barato do que comprar uma casa pronta.

Entre as vantagens de construir sua casa própria está o fato de que este é um investimento de longo prazo, e pode ser aproveitado em sua aposentadoria e por seus filhos. Tal investimento é seguro e oferece estabilidade para você e sua família.

Com a CBL é fácil sair do aluguel e conquistar o sonho da casa própria. Nós criamos o CBL Facilita para tornar todo o processo de escolha do lote e de construção mais fácil e acessível. Fale com um de nossos corretores agora!

Deixe um comentário