• Blog
  • Que tal aproveitar o calor no Espírito Santo de boa na lagoa?

Que tal aproveitar o calor no Espírito Santo de boa na lagoa?

Que tal aproveitar o calor no Espírito Santo de boa na lagoa?

Que tal aproveitar o calor no Espírito Santo de boa na lagoa?

O Espírito Santo tem ótimas opções de lagoas com sombra, água fresca, ambiente calmo e natureza exuberante. E o melhor: de graça.

Para você que adora curtir o calor com muita tranquilidade, traçamos uma rota rumo às lagoas do Espírito Santo. Do Norte ao Sul capixaba, elegemos opções imperdíveis entre as extensões de água fresca, ambiente calmo e natureza exuberante do nosso território. Um detalhe importante: todos os passeios são gratuitos. Então partiu aproveitar o verão de boa na lagoa?!

Lagoa Juparanã – Linhares

A maior lagoa do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão fica em Linhares, a 12 quilômetros da sede do município do Norte capixaba. Seu nome vem do tupi e significa Mar de Água Doce. E é exatamente o que encontramos por ali: 38 quilômetros de extensão povoados por dezenas de praias de águas doces, límpidas e tranquilas. Entre as área de acesso público estão a das Três Pontas, a do Caju e a do Minotauro. A região também é muito procurada para pesca, mergulho, passeios de caiaque e stand up. Além da Lagoa Juparanã, Linhares tem mais de 60 lagoas de tamanhos variados, além de abrigar 25% das reservas de Mata Atlântica do Estado. 

Lagoa do Juara – Serra

A Serra também tem um belo complexo de lagoas, com destaque para a Lagoa do Juara (ou Juá), em Jacaraípe. Com cerca de seis quilômetros de extensão, a Juara é a maior lagoa do município e deságua na Praia de Jacaraípe. Na margem, o restaurante da Associação dos Pescadores serve pratos feitos com a tilápia, peixe criado no local e que também pode ser adquirido in natura. Além da Lagoa do Juara, quem passa pela cidade encontra a Lagoa Maringá, uma lagoa artificial nascida do represamento parcial do Córrego Maringá, próximo ao balneário de Manguinhos; a Lagoa de Carapebus, separada do mar apenas por bancos de areia; a Lagoa do Baú, uma pequena extensão de água doce bem perto dali; e a Lagoa Sarapongá, na região de Queimado.

Lagoa do Siri – Marataízes

Uma das principais atrações do litoral sul do Espírito Santo é a Lagoa do Siri, às margens da Rodovia do Sol, em Marataízes. Uma estreita faixa de areia separa a lagoa da praia, muito procurada por adeptos da prática de esportes náuticos e pesca de arremesso. Além da Lagoa do Siri, o visitante pode conhecer a Lagoa Dantas, Lagoa Funda, Lagoa Encantada, a Lagoinha, Lagoa das Pitas, Lagoa do Cedro, Lagoa do Mangue, Lagoa da Tiririca, Lagoa Boa Vista, Lagoa Caculucagem e inúmeras outras pequenas áreas. Muitas delas, menores e menos conhecidas, estão começando a ser descobertas em projetos de piscicultura e irrigação. Uma informação a mais: a Lagoa Caculucagem tem uma bela vista panorâmica da região. 

Lagoa dos Caraís – Guarapari

A Lagoa dos Caraís, em Guarapari, é a principal atração do Parque Estadual Paulo César Vinha, uma importante área de preservação da vegetação de restinga do Espírito Santo localizada em Setiba. Suas águas avermelhadas são resultado da grande presença de matéria orgânica e, por causa delas, muitos conhecem Caraís como Lagoa da Coca-Cola. O lugar é ideal para quem procura um ambiente tranquilo com águas calmas e rasas, separadas do mar por uma pequena faixa de areia. Perto da lagoa, uma trilha bem sinalizada leva a um mirante, que permite contemplar a mata nativa, com inúmeras espécies de orquídeas, bromélias, clúsias, aroeiras e cactos, além de macacos, sabiás, garças e muitos outros animais da rica fauna da região.

Tags:, ,

Deixe um comentário