• Blog
  • Queda nos juros aquece mercado de imóveis

Queda nos juros aquece mercado de imóveis

Queda nos juros aquece mercado de imóveis

Queda nos juros aquece mercado de imóveis

Com a redução da Taxa Selic, que interfere diretamente nos juros e atingiu seu menor patamar desde 1999, o crédito para imóveis também ficou mais barato. O novo ciclo de juros tem movimentado o mercado, que já vê sinais de recuperação.

Economia nem sempre é um tema simples de entender. É um tal de securities pra cá, volatilidade pra lá, debênture, EBITDA, IGP-M… um monte de termos que nos afetam todos os dias, mas poucas vezes sabemos realmente do que se trata. Taxas de juros, então, são um desafio à parte. O que REALMENTE quer dizer a queda na taxa de juros do crédito imobiliário de que tanto ouvimos falar ao longo dos últimos meses?

A notícia é animadora: apesar da crise econômica, estamos num bom momento para investir no mercado imobiliário. Com a redução da Taxa Selic, que interfere diretamente nos juros e atingiu seu menor patamar desde 1999, o crédito para imóveis também ficou mais barato. Os juros médios do crédito para o setor ficaram, em setembro de 2019, em 8,65% ao ano, batendo a mínima da série histórica do Banco Central (BC). 

Ainda de acordo com números do BC, os juros médios cobrados pelos bancos para financiamento imobiliário foram de 8,9% ao ano em agosto de 2019 (último dado disponível), ante 9,5% ao ano no final do ano passado e 11% no final de 2017.

A fila foi puxada pela Caixa Econômica Federal. Pouco depois, o Banco do Brasil também reduziu os juros imobiliários. Em seguida vieram os bancos privados, e também um novo anúncio de redução foi feito pela Caixa Econômica. Lei básica da oferta e da procura, quem ganha com a disputa entre as empresas é o comprador. O novo ciclo de juros tem movimentado o mercado, que já vê sinais de recuperação.

E quem não tem comprovação de renda?

Para quem não tem declaração de renda formal e, por isso, tem dificuldade em obter crédito bancário mesmo com a redução de juros, uma ótima opção é o programa de financiamento da CBL. Com ele, é possível financiar um lote sem ter renda formal, sem a exigência de comprovação de renda. Até mesmo trabalhadores autônomos podem aderir. 

Falamos sobre isso aqui

Neste caso, o parcelamento para a aquisição do lote é feito diretamente com a CBL, que disponibiliza opções de diferentes tamanhos para você realizar o sonho da casa própria. As dimensões vão dos 100m² a mais de 300m², e o lote é entregue com toda a infraestrutura de pavimentação, iluminação nas ruas, ligação de água e esgoto.. 

Ficou interessado? Clique aqui para conhecer as melhores opções de lotes no Espírito Santo.

 

Tags:, ,

Deixe um comentário