• Blog
  • Sonha em ter seu próprio jardim? Confira 7 dicas para começar!

Sonha em ter seu próprio jardim? Confira 7 dicas para começar!

Sonha em ter seu próprio jardim? Confira 7 dicas para começar!

Sonha em ter seu próprio jardim? Confira 7 dicas para começar!

As flores e plantas têm funções além da decorativa em um ambiente: elas fazem circular mais energia e vida no local. Muitas pessoas sonham em ter um jardim para chamar de seu, mas com os apartamentos cada vez mais apertados nas grandes cidades, esse desejo vai ficando difícil de ser realizado. Essa vontade de estar mais em contato com a natureza tem feito muitas famílias optarem por um estilo de vida diferente, construindo suas próprias casas em cidades menores. Para quem está começando a pensar no próprio jardim, a CBL tem algumas dicas importantes para que você possa acordar em frente a uma janela florida e colorida. Veja:

1- Defina um tipo de jardim

O primeiro passo nessa empreitada é pensar no motivo pelo qual você quer um jardim. Ele será, em sua maioria, um gramado que será usado como um espaço de lazer? Será um misto de jardim com horta? Ou será um mar de flores? Pesquise sobre os tipos de jardins existentes e defina o seu favorito.

definaseujardim

2- Muita calma no início

Muita pesquisa precisa ser feita, por exemplo: tipos de plantas, adubos, frequência em que o jardim deverá ser aguado, disponibilidade de tempo para o cuidado. Vá com calma e adeque a sua vida – que já é ocupada com trabalho, estudos, filhos e etc – com o processo de construção, e depois, de manutenção do seu jardim.

jardim

3- Sobre as condições climáticas da sua cidade

Este fator também é muito importante e deve ser observado, pois ele pode definir os pontos que listamos no item anterior. Os tipos de plantas a serem escolhidos, o tipo de solo ou a frequência da manutenção dependerá do clima da sua cidade. Você também pode procurar algum centro de jardinagem ou um jardineiro para se informar mais sobre essa questão.

jardim condições de tempo

4- Defina: altura, estação e cor

São três pontos importantes que precisam ser levados em conta, pois todos eles juntos definirão a estética do seu jardim.

 Tenha em mente que algumas espécies só dão flores em determinadas estações, pesquise antes e previna-se de surpresas.

 As cores do seu jardim serão determinadas pela disposição das espécies escolhidas, por isso, antes de plantá-las tente fazer um mapa com o desenho dos tons de sua preferência.

– Informe-se antes de plantar sobre o tamanho que todas as espécies atingem quando adultas, pois as maiores poderão esconder as menores e assim você poderá definir a localidade específica de onde elas estarão em seu jardim. O ideal é que uma não ofusque a beleza da outra.

Jardim cores e flores(1)

5- A qualidade compensa, sempre

Pesquise bastante sobre a qualidade das ferramentas que você for usar em seu jardim. Não vale muito a pena investir em objetos que deverão ser trocados todas as vezes que forem usados. Leve em conta a qualidade – o custo benefício sempre compensa.

Jardim qualidade

6- Envolva amigos, vizinhos e crianças

Procure por vizinhos e amigos que já tenha um jardim e troque informações com eles. Além de dicas, vocês podem trocar mudas de espécies diferentes, ajudando a diversificar um o jardim do outro. Se tiver crianças em casa ou na vizinhança, chame-as para fazer parte do processo. Ter contato com a terra e o crescimento da vida é importante para que elas desenvolvam desde cedo o respeito pela natureza.

gartenarbeit - blumengießen

7- Lista de ferramentas

Das ferramentas que você vai precisar usar, listamos algumas básicas. Anote aí: uma pá para cavar, um ancinho, um corta-relva, tesouras de jardim, tesouras de podar, mangueira e aspersores.

ferramentas

Esperamos que esse seja apenas o começo de uma casa com mais natureza e vida. Lembre-se que além de trazer mais alegria, um jardim pode se tornar um adorável hobbie, e até negócio, para quem ama as flores.

Deixe um comentário