• Blog
  • O que fazer para conquistar a casa própria?

O que fazer para conquistar a casa própria?

O que fazer para conquistar a casa própria?

O que fazer para conquistar a casa própria?

Na mesma medida em que é o objetivo de vida de muitos brasileiros, a construção da casa própria é um desafio complexo de ser vencido. Custo elevado, dificuldades com crédito, momento ruim da economia… Nos últimos anos, não faltaram fatores que dificultaram ainda mais a realização desse sonho.

Para quem está perseguindo esse objetivo, há uma notícia ótima e uma um pouco menos empolgante. A ótima é que sim, é possível fazer a desejada construção da casa própria acontecer!

Mas, para isso, é preciso seguir de forma disciplinada e rigorosa os conceitos de economia doméstica e fazer uso das planilhas financeiras.

Para te ajudar, nós já preparamos uma planilha prontinha para você começar a se organizar!

Quanto aos conceitos de economia doméstica, é sempre bom seguir algumas dicas básicas.

Por exemplo, quanto ao cartão de crédito: parcimônia máxima no uso dessa facilidade. Muitos consumidores vão utilizando essa ferramenta livremente enquanto o limite de crédito não se esgota, alguns de olhos em promoções que convertem pontos no uso do cartão em vantagens como milhas em passagens aéreas.

O problema é que as parcelas do cartão podem se tornar uma bola de neve, com mensalidades muito altas. E no caso de atraso, ou pagamento mínimo, você já sabe: terá que lidar com taxas de juros muito elevadas que seguramente não vão ajudar você a alcançar seus objetivos.

Além disso, é importante registrar todo o dinheiro que entra e o que sai da sua casa. Caso você more com seu cônjuge ou divida seu lar com mais alguém, os créditos e débitos do parceiro de vida que sonha junto com você também devem ser contabilizados.

Tendo isso em mente, é importante separar os seus custos entre os fixos – como contas de água, luz e aluguel –  e os variáveis – como compra de remédios, vestuário, entre outros.

A seguir, registre o quanto de dinheiro entra na sua casa todo mês e calcule quanto dessa receita será comprometido com cada conta. Também é recomendável guardar 20% da sua receita total na poupança.

Seguindo esses passos com disciplina e resistindo às compras por impulso, suas chances de atingir grandes objetivos, como a compra do seu lote ou construção da casa própria, aumentam sensivelmente.

Que tal começar a se organizar agora mesmo?

Baixe nosso modelo de planilha financeira.

Tags:, ,

Deixe um comentário