• Blog
  • Nova Venécia: capital nacional a do granito

Nova Venécia: capital nacional a do granito

Nova Venécia: capital nacional a do granito

Nova Venécia: capital nacional a do granito

Nova Venécia é uma pequena cidade do interior do Espírito Santo. Porém, seu potencial na economia capixaba – e também em nível nacional – é muito grande. O município é caracterizado por seus mais de 40 mil habitantes, pelo Rio Cricaré, que corta a cidade ao meio e também por suas belas paisagens. No entanto, o apelido de “capital nacional do granito” refere-se a uma riqueza que não está visível aos olhos, mas escondida debaixo do chão.

Atualmente, seis mineradoras e uma retífica estão em fase de implantação no polo industrial da cidade. Algumas inclusive multinacionais. A chinesa Smin é uma delas. No projeto apresentado pelos empresários chineses, serão implantados 22 teares no local. E para se ter uma ideia da dimensão do planejamento em sua totalidade, essa quantidade pode chegar a 51 teares nos próximos anos. A nível de comparação, se as reservas de petróleo localizadas em território capixaba em duas décadas, já irão apresentar uma diminuição em suas produções, de acordo com estimativas, o setor de exploração de rochas apresenta uma outra perspectiva. Estima-se que o potencial na exploração de granito de Nova Venécia,  e todo o estado, poderá durar séculos. Nos últimos 15 anos, o número de polos de exploração na cidade dobrou. E por conta desse crescimento o município foi responsável por colocar o Espírito Santo como líder do segmento no Brasil.

Movimentando um setor em pleno crescimento e aquecendo a economia local, a extração de granito atrai diversas empresas para a cidade, sejam elas ligadas diretamente ou indiretamente à extração. Os impostos que elas pagam são investidos em melhorias para a população e acabam refletindo em serviços públicos como educação, saúde e saneamento básico. A capital nacional do granito faz por merecer o título!

Deixe um comentário