• Blog
  • Aracruz é oitava cidade pequena mais desenvolvida do Brasil

Aracruz é oitava cidade pequena mais desenvolvida do Brasil

Aracruz é oitava cidade pequena mais desenvolvida do Brasil

Aracruz é oitava cidade pequena mais desenvolvida do Brasil

Além de ser um dos maiores municípios em extensão territorial do Espírito Santo, Aracruz agora também se destaca como o melhor desenvolvimento econômico do Estado e o oitavo maior do país, na categoria de cidade pequena. O estudo produzido com exclusividade pela consultoria Urban Systems listou as 50 cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil para compor a pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”, publicado na Revista EXAME.

A análise levantou dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes que se encaixam no conceito de “média-pequenas”. Dentro dessa classificação se situam municípios responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no país, além de concentrar 11% das empresas e 12% da população.

Aracruz faz parte da maioria das cidades que apresentaram alto grau de desenvolvimento e que estão próximas de grandes municípios ou de regiões metropolitanas, como a Grande Vitória (83 km da capital) mostrando que o apoio estrutural do vizinho é muito importante em um primeiro momento, diminuindo sua influência com o tempo, à medida que o potencial econômico da cidade se desenvolve. Willian Rigon, responsável pela pesquisa diz que “não é raro que muitas delas deixem de ser parte de um polo para se tornarem sozinhas polos de investimento”. Como é o caso de Aracruz, referência por concentrar grandes indústrias e notável rede logística com um dos portos mais importantes do país.

Outro fator comum às cidades do ranking é que elas são impulsionadas por um setor econômico bem desenvolvido, considerados “âncoras de desenvolvimento”. É assim com Aracruz e o setor de celulose que é responsável pela maior produção de celulose de eucalipto do mundo. Mas a virada do município capixaba, e dos outros que compõem a pesquisa, se dá justamente quando as atividades se diversificam para outros setores incluindo a população em geral. Aracruz aqueceu seu setor de prestação de serviços, consequentemente desenvolvendo o comércio local, além da agricultura e turismo que também ganharam destaque na contribuição econômica. Assim, a cidade foi capaz de enfrentar momentos de crise sem depender de um único setor.

aracruz-celulose-eucalipto-desenvolvimento

Quem apostou alto na cidade de Aracruz agora colhe os frutos desse forte desenvolvimento, como no caso da CBL, especialista em bairros planejados fincou sua bandeira na cidade, gerando e levando infraestrutura diferenciada a seis bairros planejados que redefiniram a moradia qualificada no município. Dessa forma, Aracruz agora consegue absorver de forma ordenada a população que chega em busca de grandes oportunidades na indústria local.

A oitava posição foi resultado da análise de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações. Cada um dos critérios ganhou um peso de acordo com sua importância, totalizando 14 pontos. Confira a seguir os índices da pesquisa que deram a Aracruz o oitavo lugar entre outras 49 cidades brasileiras:

Nota (de 0 a 14): 4,938
População estimada¹: 95.056
PIB per capita (em reais)²: 43.972,06
Esperança de vida ao nascer (em anos): 75,26
Taxa de analfabetismo (em %)³: 7,4

1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 – Em 2010 para população acima de 15 anos

Deixe um comentário