• Blog
  • Como fazer seu dinheiro render em tempos de crise

Como fazer seu dinheiro render em tempos de crise

Como fazer seu dinheiro render em tempos de crise

Como fazer seu dinheiro render em tempos de crise

O brasileiro está sentindo no bolso os efeitos do atual período econômico de nosso país, mas com algumas dicas de economia é possível poupar dinheiro nesse momento e investir melhor. Reveja hábitos simples da família e veja como é possível fazer seu dinheiro render mais e sem grandes mudanças no seu estilo de vida.

1 – Uso da água

Não só pela questão econômica, mas também pela crise hídrica, fechar as torneiras se tornou preocupação de todos. Uma saída para fugir do aumento da tarifa e das multas contra o desperdício é reutilizar a água que sobra de algumas tarefas diárias ou até mesmo da chuva. Também é possível economizar trocando itens da sua casa como descarga e torneira, para modelos modernos que possuem sistemas diferentes de evitar o desperdício. Para mais informações, confira nosso post sobre como economizar água em casa.

2 – Energia elétrica

Com a energia mais cara a família brasileira tem que tomar cuidado para não tomar um choque com a conta. Mas com esse calor fica quase impossível não recorrer a ventiladores ou ar-condicionado. Uma alternativa é optar por deixar a casa mais fresca e ventilada naturalmente. Confira nesse post dicas para usar a construção do seu imóvel a seu favor.

3 – Consumo sustentável

É hora de rever seus hábitos de consumo pelo bem da sua fatura de cartão de crédito e do planeta. O consumo responsável está tomando força com ideias de redução, reutilização e reciclagem. Antes de comprar pergunte-se se realmente necessita daquilo neste momento e se é possível substituir por algo mais barato ou que já tenha em casa. Se for inevitável compare produtos e preços e dê preferência à durabilidade.

4 – Alimentação

A conta do supermercado foi uma das que mais subiram nos últimos meses. Mas como economizar em algo tão vital para nossa vida? Seguir rigorosamente uma lista é uma ótima opção para evitar os supérfluos, assim como pesquisar preços em estabelecimentos diferentes pode fazer a diferença no final do mês. Outra tendência que tem aumentado no dia-a-dia dos brasileiros é levar marmita para o trabalho. Assim, evita-se o gasto em restaurantes e também é possível melhorar a qualidade dos alimentos ingeridos. Escolha frutas e legumes da estação, que possuem melhores preços por conta da alta oferta.

Outras atitudes simples como adotar uma planilha de gastos ajudam a ter maior clareza das suas compras, pagamentos com cartão de crédito e parcelamentos. Mas, para que todas essas ações sejam bem-sucedidas é imprescindível a colaboração de toda a família, por isso, antes de mudar hábitos, converse com a sua de forma aberta e clara. Em momentos assim a união faz a diferença e o resultado será benéfico para todos. Fazendo seu dinheiro render será possível poupar e aproveitar para investir.

Deixe um comentário