• Blog
  • Dia do café: Conheça os locais onde é feito o café capixaba!

Dia do café: Conheça os locais onde é feito o café capixaba!

Dia do café: Conheça os locais onde é feito o café capixaba!

Dia do café: Conheça os locais onde é feito o café capixaba!

Saiba mais sobre onde produz café arábica e conilon no Espírito Santo: Aracruz, Colatina, Linhares e Nova Venécia.

Tratando-se do segundo estado que mais produz café no Brasil, o Espírito Santo conta com várias cidades que plantam e comercializam grãos de qualidade para o país e exterior. Confira agora algumas dessas localidades:

Aracruz

Sendo uma das bases da economia aracruzense, a cidade conta com mais de 1.300 propriedades dedicadas ao plantio desse alimento (mais de 5 mil hectares). O tipo de grão preferido é o Conilon.

Este tipo de café é conhecido por ser resistente a pragas e doenças, o que diminui bastante as chances dessas plantações estragarem. Com relação ao sabor,  o Conilon se mostra mais amargo e gosto mais marcante do que o modelo arábico, o mais produzido no país atualmente.

Colatina

Grande produtora de café na região norte do estado, Colatina gerou mais de 400 mil empregos diretos e indiretos apenas com a produção cafeeira no ano de 2017. Atualmente, ela é considerada uma das maiores produtoras de café Conilon do país.

No final de 2018, a Olam International, terceira maior agroindústria do mundo, fechou a construção de uma indústria de café solúvel na cidade. O novo empreendimento gerará cerca de 250 empregos diretos e 750 indiretos, gerando mais desenvolvimento para a região.

Linhares

No final do ano passado, a Companhia Cacique de Café Solúvel anunciou que irá construir já em 2019 uma nova indústria da sua marca na cidade de Linhares, ES. A empresa, produtora de café solúvel é a maior exportadora brasileira do produto.

Essa será a segunda indústria da Cacique, sendo a primeira sediada em Londrina (Paraná). De acordo com a Revista Cafeicultura, a decisão de instalar uma nova indústria foi estratégica, visto a importância que a região tem na produção de café brasileiro.

Nova Venécia

A cidade surgiu por conta da crescente produção de café que se instaurava pelo país no século XIX. O produto acabou aquecendo diferentes setores da economia e atraiu imigrantes italianos para a região.

Em uma dessas comunidades de imigrantes italianos no Espírito Santo, surge a cidade de Nova Venécia, que vinha a ser um grande produtor do grão até hoje: em 2017, ela produziu mais de 15,8 mil toneladas de grãos.

Portanto, ao tomar um cafezinho durante esse dia do café, lembre-se de que ele é um produto de qualidade, regional, e que possui grande importância para a economia brasileira!

Dica extra: para aproveitar as oportunidades das regiões cafeeiras, invista em lotes da CBL. Temos diferentes opções nas principais cidades produtoras, confira: lotes em Colatina, lotes em Aracruz, lotes em Linhares, lotes em Nova Venécia.

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário