• Blog
  • Lotes em aclive e declive: entenda o que é e conheça as vantagens

Lotes em aclive e declive: entenda o que é e conheça as vantagens

Lotes em aclive e declive: entenda o que é e conheça as vantagens

Lotes em aclive e declive: entenda o que é e conheça as vantagens

A escolha do lote ideal para a construção da casa dos sonhos envolve muitos detalhes. É preciso considerar o tamanho, a infraestrutura, a localização e, principalmente, se deseja construir em um lote plano, em aclive ou em declive. Não sabe o que esses dois últimos significam? Ao longo do texto iremos explicar o que são e quais as vantagens de adquirir um lote em aclive ou declive para a construção da sua casa. Boa leitura!

 

O que são lotes em aclive e declive?

 

Ao contrário do que muitos pensam, os lotes em aclive e declive não são sinônimos de falta de segurança e dificuldades na construção. Alguns projetos, por exemplo, só são possíveis caso o lote seja em aclive ou declive. Porém, antes de falar sobre as vantagens de escolher um desses dois tipos de terreno para construir, vamos te ajudar a identificá-los a partir de hoje. 

 

Aclive:

 

O lote em aclive é aquele que, visto da rua frontal, apresenta uma determinada altura ao longo de sua extensão. Logo,  possui o fundo elevado em relação ao nível da rua.

Lote em aclive

Declive:

O lote em declive é aquele que, visto da rua frontal, apresenta uma diferença de nível onde se observa uma descida ao longo de sua extensão. Logo, possui o fundo mais baixo em relação ao nível da rua.

Agora que você já sabe diferenciar um lote em aclive de um lote em declive, está na hora de conhecer algumas das vantagens que eles oferecem. Confira:

Vantagens dos lotes em aclive

  • Projeto mais atraente e valorizado: por permitir a construção de projetos com design diferenciado, como o da Família Lima, esse tipo de lote possibilita uma maior valorização. 

 

  • Privacidade nos fundos da casa: isso acontece, pois, a parte de trás da casa fica em um nível mais elevado.

 

  • Melhor aproveitamento da luz natural: a estrutura do terreno favorece a entrada de luz natura e do sol. 

 

  • Construção de varandas imponentes: lotes em aclive permitem projetos com varandas mais altas, com mais destaque e vistas privilegiadas.

 

  • Valor/m² mais baixo: como ainda existe todo um mito entorno desse tipo de lote, pela lei da oferta e da procura, o valor do m² é mais barato. 

 

Vantagens dos lotes em declive

  • Privacidade: dependendo do projeto, uma casa construída em lote com declive terá mais privacidade do que uma construída em lote plano, por exemplo. 

 

  • Alternativas estéticas que valorizam a obra: assim como no lote em aclive, no lote em declive um bom arquiteto conseguirá criar projetos únicos. 

 

  • Vista privilegiada: dificilmente esse tipo de lote terá a vista comprometida pelas construções ao redor.

 

  • Cultivo dos jardins: além de dar mais vida para o espaço, a inclinação favorece a irrigação.

 

  • Aproveitamento do lote para a construção de uma casa maior: os lotes em declive abrigam casas mais discretas em um primeiro olhar, mas que contam com um interior surpreendente e com uma amplitude que vai aumentando conforme o visitante entra por elas.

 

  • Valor/m² mais baixo: assim como os lotes em aclive, pela lei da oferta e da procura, o valor do m² dos lotes em declive também é mais barato.

 

Após conferir todas as vantagens de construir em um lote em aclive ou declive e se imaginar vivendo em uma casa incrível, é hora de procurar por quem entende de lote e pode te dar todo o suporte na melhor escolha. 

 

Maior loteadora do Espírito Santo e com opções de loteamentos em oito municípios capixabas, a Lotes CBL tem os melhores lotes e oferece as melhores condições para você construir a sua casa dos sonhos. 

 

Clique aqui, fale com um dos nossos especialistas e dê o primeiro passo para essa conquista. 

 

Deixe um comentário