• Blog
  • O que é o Plano Diretor e como ele influencia toda uma cidade

O que é o Plano Diretor e como ele influencia toda uma cidade

O que é o Plano Diretor e como ele influencia toda uma cidade

O que é o Plano Diretor e como ele influencia toda uma cidade

Gerenciar toda uma cidade não é uma tarefa simples. Por conta disso, as prefeituras contam com ferramentas e procedimentos que facilitam a gestão. O Plano Diretor é uma das principais diretrizes municipais que definem aspectos importantes sobre o espaço urbano, público e privado. Instrumento instituído pela Constituição de 1988 e respaldado pelo Estatuto das Cidades, o Plano Diretor é um dos principais fatores que caracterizam um bairro; por exemplo: o formato das ruas, o tamanho dos prédios, se a vocação de tal região será mais comercial ou residencial etc. A região onde você mora, trabalha, estuda ou até mesmo a praça onde você frequenta em seus momentos de lazer, todos esses ambientes são organizados política e geograficamente por esse dispositivo que poucas pessoas conhecem.

A influência do Plano Diretor em uma cidade ou bairro não possui um fim apenas no aspecto físico. O documento de registro desse plano determina diretamente, por meio de um diagnóstico científico, traços sociais, econômicos e políticos. Por meio da consistência dessas informações, as prefeituras estabelecem metas para a organização espacial do uso do solo urbano e elementos fundamentais de infraestrutura. A validade de um plano dessa modalidade é, em média, de pelo menos dez anos.

plano diretor

Conhecer o Plano Diretor da cidade onde você pretende construir a sua casa também é uma iniciativa que vai além do gesto de cidadania.  Esse conhecimento é fundamental para saber se o bairro onde você vai morar será um lugar cheio de prédios ou casas menores, se as ruas tendem a se transformar em grandes vias movimentadas ou se permanecerão com pouco fluxo de trânsito. Ou ainda, se a prefeitura do seu município pretende transformar as redondezas de onde você mora – ou pretende morar – num grande polo comercial, industrial ou se será apenas residencial pelos próximos anos ou décadas.

Os arredores de onde se reside e se vive fazem parte da memória afetiva de seus habitantes e interferem diretamente nos modos de se locomover no dia a dia. Os bairros planejados, por exemplo, são concebidos de acordo com o Plano Diretor da cidade onde estão localizados. A CBL possui diversos empreendimentos em vários municípios do Espírito Santo, todos eles obedecendo às regras de suas prefeituras. E todos oferecem uma experiência diferenciada de infraestrutura e qualidade de vida para suas regiões e moradores.

Jardim da penha

Deixe um comentário